Geral
Alimentos típicos das festas juninas são benéficos à saúde
As festas juninas representam a maior e mais popular tradição cultural do Nordeste brasileiro e durante esse período existe um aumento no consumo de alimentos a base de milho. E para orientar a população, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece sobre os benéficos e cuidados com a ingestão dessas iguarias.
De acordo com a nutricionista Rozangela Ferreira, o milho possui proteínas e carboidratos, além de ser rico em fibras que são benéficas para a prevenção de doenças como a hemorroida, prisão de ventre e o câncer colorretal.
“O consumo de alimentos à base do milho ajuda, ainda, na regulação do intestino e pode auxiliar na redução dos níveis de colesterol. Ele ainda é fonte de acido fólico, vitaminas B1 e B5, em magnésio e fósforo, além de ácidos graxos essenciais”, explicou.
A nutricionista ressaltou, no entanto, que as pessoas devem ter cuidado no consumo da versão industrializada do produto. “O milho enlatado pode conter um alto teor de sódio, que não é recomendado para pessoas com hipertensão”, alertou.
A nutricionista destacou o caráter dinâmico do milho, que pode ser usado como base para diversos tipos de receitas. “O milho pode ser utilizado de variadas formas, seja ao natural, em cereais matinais, mingaus, tortas, bolos, canjica, cuscuz, polenta, pamonha e pipoca. Existe ainda o óleo de milho, que tem gorduras boas, pode facilmente ser agregado ao menu diário. Com tantas propriedades benéficas, o importante é consumi-lo”, recomendou.
Higiene
Para o diretor da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Bezerra, o consumo do milho deve ser incentivado durante todo o ano, porém o consumidor deve ter alguns cuidados na hora de adquirir o produto. “A primeira atitude que o comprador deve ter é observar as condições do local onde estão sendo comercializados os pratos típicos e se estão acondicionando e manipulando corretamente os produtos”, alertou o diretor.
“O local deve estar limpo e o vendedor deve usar bata, luvas e manter as unhas cortadas. Também não deve fazer uso de acessórios, como anel e aliança, por exemplo, além de evitar contato com dinheiro, enquanto estiver comercializando os produtos”, explicou Bezerra.
Alerta aos cuidados e para os benefícios do milho a dona de casa Valdineide Silva revelou que sempre adquire o grão ou algum derivado nas suas compras. “Eu venho do interior de Alagoas e trouxe comigo a tradição alimentar que tem o milho como um pilar importante”, afirmou Valdineide.
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2BRICS
Caminho sem volta: BRICS impulsionou desdolarização do mercado mundial, opina analista
-
3VERGONHA EM PALMEIRA
Crise no Futebol: Prefeitura intensifica represálias contra CSE e “administrador de estádio” sem portaria de nomeação proíbe treinos noturnos
-
4GAME OVER 2
PC cumpre mandados contra influenciadores em Arapiraca e Penedo e apreende veículos
-
5O VICE
Vice-prefeito Henrique Alves Pinto (PP) assume a prefeitura da Barra de São Miguel