Geral

Dia D do Governo Presente leva ações de saúde à comunidade do Novo Mundo

18/06/2016
Dia D do Governo Presente leva ações de saúde à comunidade do Novo Mundo

Nessa edição do Dia D do Governo Presente, a Sesau ofertou uma série de atividades aos moradores da região (Olival Santos)

Nessa edição do Dia D do Governo Presente, a Sesau ofertou uma série de atividades aos moradores da região (Olival Santos)

Para aproximar os serviços da população, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) participou de mais uma edição do Dia D do Governo Presente. Neste sábado (18), os beneficiados foram os moradores das Grotas Pica Pau e Aterro, localizadas na comunidade Novo Mundo, no Ouro Preto, em Maceió.

Nessa edição do Dia D do Governo Presente, a Sesau ofertou uma série de atividades aos moradores da região. Dentre elas, foram repassadas orientações sobre os cuidados que devem ser adotados em relação à dengue, chikungunya e zika vírus, doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti.

Ainda no estande da Sesau, diversos moradores, a exemplo do pedreiro Carlos Roberto dos Santos, tiveram acesso à verificação de pressão arterial, teste de glicemia e orientações sobre alimentação saudável e qualidade de vida. “Aqui foi identificada uma pequena alteração na minha pressão. Agora vou procurar um posto de saúde para seguir com os cuidados”, disse Carlos.

A assessora técnica da Sesau, Júlia Levino, ressaltou a importância do Governo Presente para a população de Maceió. “Estamos despertando o cuidado com a saúde nos maceioenses que moram em região de difícil acesso”, ressaltou. Ainda segundo Levino, “é gratificante a aceitação da população em receber essa assistência tão perto de sua casa”.

A iniciativa da Sesau tem como foco um diagnóstico precoce. Após a avaliação, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para dar continuidade ao cuidade e fazer o acompanhamento periódico. “É preciso ficar atento à pressão, glicemia, cuidar da alimentação, fazer exercícios periódicos. Tudo isso é o que leva à qualidade de vida da população”, complementou Julia.

A aposentada Kelly Cristina da Rocha, é moradora do Vergel, mas aproveitou que o marido estava trabalhando na comunidade do Novo Mundo para cuidar da saúde. “Trazer benefícios como esses para áreas tão humildes é uma atitude que poucos têm. A iniciativa está de parabéns”, destacou Kelly, que é um exemplo no cuidado com a saúde ao fazer check-up de seis em seis meses.