Geral

Tesouro Estadual debate eficiência da gestão orçamentária e financeira

18/06/2016
Tesouro Estadual debate eficiência da gestão orçamentária e financeira
Encontro busca o aperfeiçoamento da gestão orçamentária e financeira estadual (Foto: Sâmia Laços)

Encontro busca o aperfeiçoamento da gestão orçamentária e financeira estadual (Foto: Sâmia Laços)

Integrar para aperfeiçoar. Foi com essa máxima que a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas promoveu, nesta sexta-feira (17), no Centro de Convenções, o I Encontro da Secretaria Especial do Tesouro, voltado a cerca de 70 servidores fazendários das áreas de finanças públicas, contabilidade e política fiscal.

O encontro busca o aperfeiçoamento da gestão orçamentária e financeira estadual, por meio do estímulo ao diálogo e interação dos servidores que compõem as superintendências e gerências do Tesouro para estabelecimento de uma nova cultura de trabalho.

De acordo com a secretária especial do Tesouro e idealizadora da iniciativa, Renata dos Santos, a proposta é incentivar a discussão das principais percepções dos servidores sobre os pontos que podem impactar as rotinas de trabalho e, ao mesmo tempo, aproximar os setores para unificar os conhecimentos.

“O Tesouro Estadual possui papel importante no sentido de controlar, organizar e otimizar a gestão financeira e orçamentária de Alagoas, atuando de modo direto com todas as outras unidades gestoras. Agora, buscamos a execução de um trabalho mais criterioso, alinhado e de resultados e, para que possamos disseminar esta nova cultura, precisamos, antes, mapear o que vem dando certo e o que precisa ser melhorado, como é proposto neste encontro”, destacou.

Gestão de Resultados

 

Entre os avanços obtidos desde o início da gestão, em 2015, os participantes do encontro destacaram o trabalho minucioso do Tesouro para garantir o aumento da capacidade de investimentos do Estado e maior planejamento para uso e aplicação dos recursos originários de arrecadação, repasses federais e convênios.

 

Como frisou o secretário George Santoro, torna-se evidente a importância do serviço que o Tesouro presta para todo o Estado. “É por meio das atividades desta equipe que estamos conseguindo ter fôlego em um período econômico difícil, fruto de um trabalho minucioso que envolve análises, monitoramento e projeções contínuas”, expôs.

 

Ainda segundo Santoro, a Sefaz vem investindo na modernização das ferramentas contábeis e em capacitações para elevar ainda mais o nível do corpo técnico e já planeja execução de estratégias como que permitam mexer em detalhes pequenos que farão grande diferença no desempenho para o alcance de uma nova Alagoas.

 

O secretário Especial da Receita, Fabrício Santos, e o superintendente do Tesouro, Paulo Castro, também estiverem presentes no encontro.