Geral
Autoridades turcas proíbem parada gay alegando razões de segurança
As autoridades de Istambul (Turquia) proibiram nesta sexta-feira (17) a parada do Orgulho Gay, que seria realizada no final deste mês, alegando razões de segurança.
Com a decisão, fortemente criticada pelos organizadores da marcha, qualquer pessoa que desafiar a proibição poderá ser presa.
O governo da maior cidade da Turquia informou que estava ciente de informações na imprensa e nas redes sociais sobre a marcha, mas pediu que os cidadãos não participem do evento.
Este desfile é o maior de todos os países muçulmanos e já foi realizado 12 vezes, quase sem incidentes até o ano passado, quando a polícia usou gás lacrimogêneo, canhões de água e balas de borracha.
Os organizadores denunciaram em sua página no Facebook a proibição como uma “violação flagrante da Constituição e da lei”.
Os ativistas alertaram que vão recorrer à Justiça.
“O dever do Estado não é impedir o exercício dos direitos, mas eliminar quaisquer obstáculos para exercer estes direitos”, disseram.
A Turquia foi atingida por vários ataques neste ano, incluindo um atentado em Istambul, que deixou três israelenses e um iraniano mortos, atribuído a extremistas islâmicos.
A lei turca não condena a homossexualidade. No entanto os homossexuais turcos denunciam com frequência os assédios e abusos em uma sociedade muçulmana conservadora, onde as expressões de afeto de casais do mesmo sexo são malvistos.
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2BRICS
Caminho sem volta: BRICS impulsionou desdolarização do mercado mundial, opina analista
-
3VERGONHA EM PALMEIRA
Crise no Futebol: Prefeitura intensifica represálias contra CSE e “administrador de estádio” sem portaria de nomeação proíbe treinos noturnos
-
4GAME OVER 2
PC cumpre mandados contra influenciadores em Arapiraca e Penedo e apreende veículos
-
5O VICE
Vice-prefeito Henrique Alves Pinto (PP) assume a prefeitura da Barra de São Miguel