Geral
Forró e comidas típicas se destacam na 2ª edição da Feira de Orgânicos
Em um clima de muito forró pé de serra, comidas típicas e decoração junina, aconteceu nesta sexta-feira (17), na Casa Verde, ao lado do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), a segunda edição da Feirinha de Orgânicos. O evento ocorreu no horário das 9 às 12 horas e foi realizado numa parceria com o Ministério da Agricultura, Sebrae e Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri).
“A secretaria vem contribuindo desde a primeira mostra da Feira que foi em junho do ano passado e a tendência é fazermos um convênio para mantermos essa feira permanentemente pelo menos uma vez por mês aqui no Tribunal”, disse Sávia Menezes, responsável pela área socioambiental do TRT.
Um total de 20 produtores e parceiros participaram da feira com produtos totalmente livres de agrotóxicos. Os agricultores do Vale do Mundaú estiveram presentes com suas frutas registradas e com a garantia de orgânicos dada pelo Ministério da Agricultura.
“São produtores com certificação de orgânico e com garantia de que são saudáveis. Além das frutas in natura, hoje também trouxemos um diferencial aqui na feira que são os produtos da cooperativa Ecoduvale que está comercializando suas frutas desidratadas e seus doces cristalizados”, nos contou Valdelane Tenório, gestora do APL de fruticultura do Vale do Mundaú.
Dona Rita veio do assentamento Don Hélder Câmara, em Murici. Ela trouxe macaxeira, milho e também montou uma barraquinha de tapioca, garantindo o lanche de quem passou pela feira. Ela fez questão de destacar a importância dos orgânicos para a saúde de quem consome.
“A vantagem de consumir essas frutas e legumes é que elas não têm produtos químicos, é ótimo pra saúde e você vai viver mais sem precisar de remédio”, contou Rita Rosa.
Geovane Ventura trabalha no Tribunal e reservou um tempinho para poder aproveitar a feira. Consumidor frequente de produtos orgânicos, ele destacou a importância deles para a saúde.
“Os produtos são muito baratos, saudáveis e eu tinha que aproveitar. Toda sexta-feira a minha esposa vai à feirinha do Jaraguá, mas hoje eu aproveitei pra comprar aqui. Os produtos industrializados trazem muitas complicações, então quanto mais orgânicos a gente puder consumir, melhor”, declarou Ventura.
Segundo o secretário Alvaro Vasconcelos, a Secretaria da Agricultura sempre busca incentivar essas feirinhas com o objetivo de valorizar os orgânicos produzidos em nosso Estado e que geram renda para os pequenos agricultores familiares.
“O Tribunal está de parabéns pela iniciativa de estar incentivando a agricultura orgânica que é a agricultura do futuro. Cada dia a procura vai ser maior e tem que haver uma oferta para poder fazer com que o consumidor alagoano tenha a garantia da entrega do produto. Então é isso que a secretaria da Agricultura vem fazendo, trabalhando para que essa produção aumente no Estado de Alagoas, garantindo o abastecimento do comércio”, concluiu o secretário Alvaro Vasconcelos.
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2BRICS
Caminho sem volta: BRICS impulsionou desdolarização do mercado mundial, opina analista
-
3VERGONHA EM PALMEIRA
Crise no Futebol: Prefeitura intensifica represálias contra CSE e “administrador de estádio” sem portaria de nomeação proíbe treinos noturnos
-
4GAME OVER 2
PC cumpre mandados contra influenciadores em Arapiraca e Penedo e apreende veículos
-
5O VICE
Vice-prefeito Henrique Alves Pinto (PP) assume a prefeitura da Barra de São Miguel