Geral

Diretor-presidente do Detran-AL coordena reunião técnica da AND em Brasília

15/06/2016
Diretor-presidente do Detran-AL coordena reunião técnica da AND em Brasília
Entre os temas discutidos no primeiro dia de evento estão o registro das motocicletas de até 50 cilindradas, as populares cinquentinhas (Foto: Ascom/Detran)

Entre os temas discutidos no primeiro dia de evento estão o registro das motocicletas de até 50 cilindradas, as populares cinquentinhas (Foto: Ascom/Detran)

Diretores e técnicos dos 27 Departamentos Estaduais de Trânsito do país iniciam na última terça-feira (14), em Brasília, uma série de reuniões e debates sobre legislação, projetos, desafios e propostas para mobilidade urbana, segurança viária e serviços públicos nas áreas de habilitação, veículos e infrações. O encontro é promovido pela Associação Nacional dos Detrans (AND) e acontece até quinta-feira (16).

Entre os temas discutidos no primeiro dia de evento estão o registro das motocicletas de até 50 cilindradas, as populares cinquentinhas; a desmontagem de veículos e os problemas enfrentados no leilão de carros com débitos vinculados em diferentes estados; além das recentes alterações ao Código de Trânsito Brasileiro.

“Esta reunião técnica trata de temas operacionais, que os Detrans enfrentam no dia-a-dia, nos balcões de atendimento ao cidadão. São problemas comuns aos Estados e dúvidas que compartilhamos. Assim, encontramos soluções conjuntas e trocamos experiências”, explica o vice-presidente da AND e diretor do Detran Alagoas, Antônio Carlos Gouveia.

Nesta quarta-feira (15), começam as reuniões dos diretores de Detrans, que tratam de temas mais amplos e, principalmente, de questões que envolvam os demais entes do Sistema Nacional de Trânsito, como o Denatran, Contran e ANTT, por exemplo.

O gerente de fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres, João Paulo de Souza, falará sobre o Sistema de Identificação Automática de Veículos (Siniav) no controle de frota de transporte de cargas e adequações nos sistemas de informações com os Detrans.

O programa CNH Social, as questões que envolvem o Registro Nacional de Veículos e o Exame Toxicológico para motoristas das categorias C, D e E também estão na pauta.

“Esses encontros da AND representam a preocupação das autoridades de trânsito com o fluxo de veículos, legislação, burocracia, enfim, tudo que envolve o setor. Ao final dessas reuniões técnicas, tenho a certeza que ganha o trânsito brasileiro porque são discutidas e aprovadas sempre melhorias para condutores e veículos. E Alagoas está no meio dessas discussões, participando ativamente das mudanças e das propostas inovadoras para o trânsito no País”, completou Antônio Gouveia.

Na quinta-feira (16), estão previstos debates sobre a inadimplência no pagamento do licenciamento anual de veículos, os resultados da reunião do grupo de trabalho da ONU sobre segurança viária, a proposta do Denatran para o novo sistema de vistoria, gravames e vistoria de veículos sinistrados.