Geral
Hemoal promove Seminário de Captação de Doadores de Sangue para alunos da Uncisal
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) celebrou o Dia Mundial do Doador de Sangue, na tarde de terça-feira (14), com a realização do I Seminário sobre Captação de Doadores Voluntários de Sangue. O evento, realizado no Ginásio do Sesi, em Maceió, foi voltado para alunos da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), que abraçaram a causa do voluntário.
Durante a ação, os estudantes dos cursos de terapia ocupacional, medicina, fisioterapia, fonoaudiologia, enfermagem e sistemas biomédicos tiveram a oportunidade de aprender a captar novos doadores voluntários de sangue. O intuito é disseminar entre a comunidade acadêmica da Uncisal a importância da doação voluntária de sangue, contribuindo para aumentar o número de adeptos à causa, uma vez que menos de 2% dos alagoanos são doadores fidelizados, segundo dados da Hemorrede Pública de Alagoas.
Para isso, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as principais doenças do sangue, entre elas a leucemia, por meio da palestra proferida pelo reitor da Uncisal, médico hematologista Paulo Medeiros, que já atuou no Ambulatório de Hematologia do Hemoal. Também durante a ação, a assistente social do órgão, Maria das Graças Padilha, evidenciou os aspectos práticos da doação de sangue e medula óssea e a gerente da Hemorrede Pública de Alagoas, Verônica Guedes, apresentou toda a estrutura do órgão, que possui postos de coleta em Maceió, Arapiraca e Coruripe.
Nova consciência
Para a gerente da Hemorrede de Alagoas, Verônica Guedes, o evento contribuiu para plantar uma nova consciência entre os estudantes dos cursos da saúde ofertados pela Uncisal. Isso porque, de acordo com ela, é fundamental que eles conheçam a importância da doação de sangue, como ocorre o processo de captação, processamento e distribuição, para que possam atuar no mercado como profissionais completos, mas, principalmente, sensíveis à causa da doação voluntária de sangue.
“São esses profissionais que futuramente sairão da Uncisal para atuar nos hospitais alagoanos e além de prescreverem as transfusões para seus pacientes ou realizarem exames de sangue, devem saber a relevância da doação. Um gesto que é simples, não causa nenhum mal à saúde e que pode salvar até quatro vidas, já que o sangue é dividido ao ser processado para ser liberado para os hospitais e maternidades”, evidenciou Verônica Guedes.
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2BRICS
Caminho sem volta: BRICS impulsionou desdolarização do mercado mundial, opina analista
-
3VERGONHA EM PALMEIRA
Crise no Futebol: Prefeitura intensifica represálias contra CSE e “administrador de estádio” sem portaria de nomeação proíbe treinos noturnos
-
4GRANDE LÍDER
Luto: Alagoas dá adeus a Benedito de Lira
-
5O VICE
Vice-prefeito Henrique Alves Pinto (PP) assume a prefeitura da Barra de São Miguel