Geral

Bombeiros realizam atividades no Lar São Domingos

14/06/2016
Bombeiros realizam atividades no Lar São Domingos
(Foto: Stephany Domingos)

(Foto: Stephany Domingos)

O dia começou diferente para as crianças e adolescentes atendidos pelo Lar São Domingos, instituição sem fins lucrativos que promove apoio familiar, amparando crianças e adolescentes de diversas áreas de vulnerabilidade social de Maceió, nos aspectos material, moral, espiritual e social.

Nesta segunda-feira (13), o Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros realizou atividades práticas, oficinas e minipalestra como forma de aproximar mais a comunidade da corporação e inseri-los um pouco na vida bombeiro militar.

 

Tirolesa, circuito de falsa baiana, instrução teórica e prática de atendimento pré-hospitalar e prevenção de acidentes domésticos estão entre as atividades desenvolvidas pelos militares com a criançada.

Para o sargento BM Santa Rosa, realizar ações como essa é muito importante para a corporação e para a comunidade. “Conseguimos passar um pouco do que fazemos. E, com isso, eles conhecem nossa atividade e testam suas habilidades, colocando um pouco do medo de lado para ver o que são capazes de fazer. Se caem na falsa baiana, levantam e continuam. E quando chegam ao final do circuito, é fácil ver a satisfação no olhar de cada um”, falou o militar.

Participaram da ação cerca de 170 crianças no período da manhã e 210 à tarde. Suely de Almeida, apoio pedagógico da coordenação do Lar, estava muito satisfeita com a presença do Corpo de Bombeiros na instituição.

“Nós não somos uma escola formal e, sim, uma instituição de atividades complementares. E poder trazer para eles informações úteis como primeiros-socorros, além de realizar oficinas práticas, é muito importante para que eles aprendam se divertindo. Eles precisam muito disso”, afirmou Suely de Almeida.

Ana Beatriz, 6 anos, estava muito animada por ter conseguido passar pela falsa baiana: “Foi tão legal, achei até que não ia conseguir”, disse a pequena, que assimilou tudo das atividades e da palestra: “Aprendi que não pode deixar panela no fogo e que se a pessoa cair e se machucar muito tem que ligar 193”.