Geral
SSP promove Seminário de Atuação Policial Frente a grupos Vulneráveis
Promover o bem-estar e a paz, tratando a todos com igualdade, respeito e dignidade são princípios básicos de atuação das forças de segurança de Alagoas. Reafirmando esse compromisso com a sociedade, a Secretaria de Segurança Pública (SSP/AL) está promovendo, em sua sede, o 4º Seminário de Atuação Policial Frente à Proteção e Promoção dos Direitos dos Grupos Vulneráveis.
A solenidade de abertura ocorreu na manhã desta segunda-feira (13) e contou com a presença do secretário de Segurança Pública, Lima Junior; a secretária executiva de Políticas Públicas da SSP, Luci Mônica; a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Rosinha Cavalcante Estrela; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Amaral, e representando o comandante da Polícia Militar, o tenente-coronel Alessandro Paranhos.
O evento contou ainda com a presença de Andréa Rodrigues de Melo, gerente de Educação e Laborterapia da Secretaria de Estado de Prevenção a Violência (Seprev) e Julia Nascimento, presidente da comissão da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL).
O secretário Lima Junior destacou a importância da realização do evento, levando em consideração os últimos acontecimentos ao redor do mundo. “Os agentes de segurança precisam atuar de forma humanitária, despidos de qualquer preconceito, levando em consideração as determinações dos direitos humanos. Esse evento é essencial nesse momento, justamente por promover o conhecimento a respeito do assunto, levando em consideração os recentes casos de atentados que espalharam terror a uma comunidade vulnerável. A Segurança Pública trabalha em prol de todo cidadão, buscando sempre o estabelecimento do bem-estar social de todos”, afirmou o secretário.
O seminário se estende até sexta-feira (17), oferecendo a setenta profissionais da segurança o conhecimento acerca dos dispositivos legais aos grupos vulneráveis, que são formados por pessoas em situação de rua, crianças, adolescentes, idosos, mulheres e comunidade LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transsexuais e Travestis).
Durante as manhãs serão oferecidas palestras com profissionais especializados no assunto, oriundos de órgãos como Conselho Estadual do Idoso, Secretaria Estadual de Direitos Humanos e das Mulheres, Centro de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente Zumbi dos Palmares, Secretaria Estadual de Prevenção à Violência (Seprev), Secretaria Municipal de Direitos Humanos e da Saúde, do Núcleo da Mulher do Ministério Público de Alagoas e Delegacia da Mulher. Já na parte da tarde, o seminário oferecerá oficinas práticas de abordagem policial e rodas de conversa.
“Um evento como esse sensibiliza as forças policiais, quanto ao recebimento e acolhimento desses grupos vulneráveis. Sabemos que, infelizmente, há uma discriminação e é preciso que as forças atuem da forma correta. Do seminário surgirão propostas simples e práticas para poder aperfeiçoar a atuação policial. Um policial que se coloca no lugar do outro, que atua com empatia com o ser humano, vai resolver o problema com maior efetividade. Além, é claro, de o cidadão se sentir acolhido por aquele agente do Estado”, explica a secretária executiva de Políticas da Segurança Pública, Luci Mônica.
A soldado Edilene Bandeira, do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), é uma das alunas voluntárias do seminário e explica a importância deste na atuação do policial. “Sou voluntária porque acho que a gente precisa aprender a lidar com as situações que envolvem os grupos vulneráveis, já que nós temos contato com essas pessoas cotidianamente. O objetivo é atender bem as pessoas, respeitando seus direitos, e também se resguardar de situações que podem vir a prejudicar o próprio policial militar”.
Atenção à Mulher
O evento é realizado em parceira com a Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh). Durante a solenidade de abertura do seminário, a secretária Rosinha Cavalcante destacou a importância do encontro para a pauta humanitária, já que é uma contribuição no sentido da garantia dos direitos a todos os cidadãos, e dever do Estado. Ela ressaltou ainda, que está alinhando com o secretário Lima júnior uma parceria que possibilitará uma capacitação continuada para aos agentes de segurança pública.
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2BRICS
Caminho sem volta: BRICS impulsionou desdolarização do mercado mundial, opina analista
-
3VERGONHA EM PALMEIRA
Crise no Futebol: Prefeitura intensifica represálias contra CSE e “administrador de estádio” sem portaria de nomeação proíbe treinos noturnos
-
4GRANDE LÍDER
Luto: Alagoas dá adeus a Benedito de Lira
-
5O VICE
Vice-prefeito Henrique Alves Pinto (PP) assume a prefeitura da Barra de São Miguel