Artigos

Visita técnica

11/06/2016
Visita técnica

No dia ensolarado de 6 de junho de 2016, a Turma do 3º Período de Medicina Veterinária do Centro Universitário Cesmac, sob a supervisão do Professor Especialista Laurentino Veiga, titular da disciplina Economia e Administração Veterinária, consoante determinação da Coordenadora do Curso, Mestra Alice Cristina Oliveira Azevedo, fez uma magnífica visita à fazenda São Luiz encravada no bucólico município de Monteirópolis, de propriedade do fidalgo pecuarista PAULO AMARAL, herdeiro legítimo do visionário Mair Amaral , ícone da então Bacia Leiteira do Estado de Alagoas.

Dada a importância acadêmica da visitação à fazenda em epígrafe, o magnífico reitor do Cesmac, Dr. João Rodrigues Sampaio Filho, fez questão de integrar à comitiva, bem como Dr. Iedo Mendonça, Diretor Administrativo/ Cesmac, ( responsável pela Indicação da propriedade modelo), doutor Raldson Tabosa, fundador do Curso de Medicina Veterinária, radialista/jornalista Jorge Morais, Professor Paulo Loureiro, Ouvidor-Geral da Instituição, Moacir integrante do Departamento de Marketing que, por sinal, fez a cobertura fotográfica.

Diga-se, de passagem, o roteiro da visitação foi cumprido à risca, isto é, os alunos vestidos de jalecos de manga cumprida, sapato fechado, calça cumprida apropriadas ao campo, além do cumprimento rigoroso da programação previamente agendada sob à égide dos postulados acadêmicos. E, por isso, tudo correu dentro da normalidade exigida pela direção-geral da maior universidade privada de Alagoas.

Naquela oportunidade, alunos e Comitiva foram recepcionados pelo fidalgo pecuarista Paulo Amaral que, por sua vez, promoveu clima amistoso e, por isso, deixou todos à vontade a fim de conhecer de perto a pujança da propriedade de mais de 1. 400 hectares que a dirige há duas décadas com planejamento avançado, junto ao genro, a filha caçula que esnoba elegância/ competência e vinte funcionários assalariados à base da CLT.

Segundo a Revista Pecuária em Alta, edição de abril/ 2016, “ Na fazenda São Luiz, encontram-se as vacas 3/ 4GO e 7/ 8GO. São 300 vacas em lactação, ordenhadas duas vezes por dia, com produção total de 5.490 Kg de leite, %G 3,47, %P 3,21 e contagem de células brancas ( CCS) de 387. Após as ordenhas, recebem o trato composto de silagem de sorgo, cevada e concentrado, composto de farelo de soja, farelo de trigo, milho moído e minerais. Os animais também têm acesso à palma forrageira e a gramíneas fenadas. Os animais em produção estão divididos em sete lotes”.

Por outro lado, “ a fazenda utiliza o software Idehagri para monitorar os números zootécnicos e financeiros da fazenda. Em relação aos números reprodutivos dos últimos 12 meses, a propriedade apresenta 13 meses de intervalo entre partos (IEP) taxa de serviço de 48,50%, taxa de concepção de 37,72% e taxa de prenhez de 18,30%. O plano genético utilizado na São Luiz compôe-se de produção 30%, saúde 50 % e conformação 20 por cento.Os touros utilizados, nos últimos 30 meses, são: AltaSuperb, AltaTitleist, AltaGeddy/ AltaPlano, AltaMeteor, AltaLaval, GL-Facho, GL-Gabinete. GL-Jubileu, GO-Vilão, GO-Impacto, GO-Imperador e GO-Pierro”.

Tudo isso, foi verificado IN LOCO sob às presenças marcantes dos alunos, bem como dos diretores da maior universidade do Estado de Alagoas como um todo. Durante toda a visitação técnica, o pecuarista respondeu às perguntas pertinentes a cada aspecto de produção da referida propriedade. Inclusive, enaltecendo o que aprendera de seu inesquecível genitor que deixou marcas indeléveis que a poeira do tempo não conseguirá apagar.

Percorrido os currais, instalações, campo de refinamento de bezerras de alto padrão produtivo, PAULO AMARAL,ao final daquele produtivo dia, ofereceu a todos um lauto CAFÉ REGIONAL recheado de leite, carne bovina/suína/de sol/ acompanhado de sucos diversos produzidos no epicentro de sua maravilhosa propriedade modelo.

Ao término, falaram o reitor agradecendo a amabilidade recebida, Dr. Iedo, doutor Haldson e, por último, o anfitrião que se pronunciou muito emocionado, narrando sua bem-sucedida trajetória de pecuarista ao lado de seus familiares, empregados e visitantes ilustres que se fizerem presentes àquela visitação técnica. VIVA A FAZENDA SÃO LUIZ !