Geral

Cem pessoas são atendidas durante o programa Defensoria na Comunidade nesta sexta-feira

04/06/2016
Cem pessoas são atendidas durante o programa Defensoria na Comunidade nesta sexta-feira
(Foto: Assessoria)

(Foto: Assessoria)

Mais uma etapa do Programa Defensoria na Comunidade foi concluída na tarde desta sexta-feira (03). A ação itinerante, realizada pela Defensoria Pública do Estado, em parceria com as Bases de Segurança Comunitária do Estado, esteve no Bairro do Vergel do Lago e prestou atendimento a mais de 100 pessoas em frente à Base Comunitária, localizada na Praça do Perpétuo Socorro. A ação resultou em 22 ações judiciais e 34 ofícios relacionados à investigação de paternidade, divórcio, pensão, retificação de registro, dentre outras.

Para a vendedora Kesya Millany, o momento foi de tirar dúvidas e resolver questões antigas. “Ouvi o anúncio sobre a ação da Defensoria Pública no meu bairro e resolvi aproveitar a oportunidade. Porque nem sempre temos tempo ou condições financeiras de sair de casa e ir até um local de atendimento. Peguei um ofício para tirar a segunda via de um documento, mas descobri que Defensoria também cuida de processos como investigação de paternidade e pensão, de graça, por isso, voltei em casa, peguei os documentos e trouxe outras pessoas. Estamos saindo com toda informação necessária para dar continuidade aos nossos processos”, disse a vendedora.

O pedreiro aposentado José Claudio Cordeiro da Silva, veio dar entrada em um processo de divórcio. “Há dez anos me separei, já refiz minha vida ao lado de outra companheira, mas nunca me separei legalmente. A gente vai deixando passar e quando percebe já se foram anos. A oportunidade veio em boa hora”, comentou o aposentado.

O Comandante da Base Comunitária do Vergel do Lago, Cabo Lúcio, destaca a importância da presença da Defensoria no bairro para resolução de parte dos problemas da população local. “Todos os dias, durante nossas ocorrências, nos deparamos com situações que podem ser demandas da Defensoria. A manutenção da parceria entre a Defensoria Pública e as Bases Comunitárias permite que possamos levar a demanda que encontramos nas ruas diretamente ao órgão capaz de sanar os problemas da comunidade”, afirma.

O programa Defensoria na Comunidade é uma iniciativa da Defensoria Pública do Estado, que conta com o apoio de líderes comunitários e das bases Comunitárias de Segurança. Em 2016, o programa já esteve nos bairros do Eustáquio Gomes e Jacintinho. A próxima parada do ônibus da Defensoria nos bairros será no mês de julho, quando a ação itinerante visitará os bairros do Canaã e Osman Loureiro.