Política
Sessão solene homenageia trabalho realizado pela Defensoria Pública do Estado
Por iniciativa do vice-presidente da Casa, deputado Ronaldo Medeiros (PMDB), a Assembleia Legislativa realizou ontem, 30, uma sessão solene para homenagear o trabalho desempenhado pelos defensores públicos do Estado. O propositor da sessão destacou a importância da Defensoria Pública na assistência jurídica à população carente alagoana. “Eu diria que a Justiça não seria completa sem a atuação dos defensores públicos, que tem por missão defender às pessoas de menor poder aquisitivo”, observou Medeiros.
O parlamentar destacou ainda que, em 2015, a Defensoria Pública realizou mais de 160 mil atendimentos em todo o Estado. “A Defensoria Pública é uma instituição nova, mas que vem se solidificando cada vez mais, não só aqui em Alagoas, mas em todo o Brasil”, completou Ronaldo Medeiros.
Coordenando 72 defensores públicos, que atuam em 29 das 61 comarcas alagoanas, o Defensor-Geral do Estado, Daniel Coelho Alcoforado agradeceu a homenagem prestada pelo Legislativo alagoano e disse que a categoria se sente honrada com a deferência. “Durante o mês de maio comemoramos o Dia Nacional do Defensor Público e a Assembleia resolveu prestar essa homenagem a um trabalho que vem sendo desenvolvido pelos defensores ao longo dos anos”, disse Alcoforado, destacando que o trabalho do defensor público é de ampla repercussão social e que tem atingindo grande produtividade ano a ano. “Um momento como esse marca profundamente o orgulho que a Defensoria tem pelo trabalho que realiza, pela credibilidade social que conseguiu arregimentar ao longo do tempo”, declarou o Defensor-Geral do Estado, acrescentando que a Assembleia Legislativa sempre apoiou as reivindicações do órgão.
“Essa Casa nunca faltou a Defensoria; nas maiores conquistas institucionais, nos maiores avanços da instituição em Alagoas sempre há a marca da Assembleia Legislativa incentivando, apoiando e garantindo melhores condições de trabalho aos defensores públicos”, destacou Alcoforado, acrescentando que a meta da Defensoria é atingir uma cobertura de 100% das comarcas alagoanas.
Um dos grandes apoiadores do trabalho desempenhado pela Defensoria Pública, que inclusive alocou recursos através de emenda parlamentar para que a instituição pudesse contratar mais profissionais, o deputado Inácio Loiola (PSB) observou que o Estado possui cerca de três milhões de habitantes e só conta com a atuação de 72 defensores públicos. “Existe uma carência muito grande no Estado. A defensoria Pública tem um trabalho extremamente relevante onde quer que esteja. Por conta disso, essa sessão solene em homenagem a classe é muito justa”, reforçou Loiola.
c
Mais lidas
-
1USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
2DISCRIMINAÇÃO
Professor Cosme Rogério expõe racismo estrutural no PT de Palmeira dos Índios
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa Duarte anuncia novas nomeações para cargos na administração municipal; veja os nomes
-
4POLÊMICA
Vereador Helenildo Neto alerta sobre recadastramento do Bolsa Família em Palmeira dos Índios
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
No governo Luísa Duarte, PT fica em segundo plano e maior fatia da assistência social segue sob controle de aliados de Julio Cezar