Artigos

Prêmio ao Empreendedorismo

30/05/2016
Prêmio ao Empreendedorismo

Cumprindo uma tradição, o Senado Federal entregou na última semana a Comenda Antônio Ermírio de Moraes. Ela enaltece o trabalho daqueles que são as locomotivas do desenvolvimento brasileiro, e que dessa forma conduzem grande parte da economia nacional, promovendo o desenvolvimento sustentável e gerando empregos em todo o País.

Em 2016 foram agraciados os empresários Abílio Diniz, Jandir José Milan e José Augusto Vieira. De Abílio Diniz podemos nos lembrar de seu protagonismo no setor varejista brasileiro, e que tem se estendido além-fronteiras. O sucesso empresarial se deu na esteira do pioneirismo de seu pai em uma cadeia de supermercados iniciada a partir de uma loja de doces. Ali viu a oportunidade de transformar os negócios da família no maior grupo varejista do país.

O engenheiro agrônomo Jandir José Milan é o segundo agraciado. Como presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso e vice-presidente da Diretoria da Confederação Nacional da Indústria, Jandir lidera atualmente o processo evolutivo das empresas matogrossenses, desempenho que levou o Senai de seu estado a ser eleito, pelo quarto ano consecutivo, o de melhor desempenho entre todos do País.

A expansão de serviços de saúde e segurança no trabalho nas indústrias matogrossenses também é fruto dos esforços de Jandir José Milan, que, por meio do projeto social Multiação, já atendeu em menos de dois anos a mais de 150 mil pessoas com serviços gratuitos em todo o Mato Grosso. O fato de podermos contar com o entusiasmo de homens como Jandir José Milan nos faz crer que podemos encontrar saídas para nossas dificuldades econômicas.

O terceiro agraciado, o empresário sergipano José Augusto Vieira, tem também seu sucesso no mundo dos negócios ligado à crença de que não há saídas fora do empreendedorismo. Sua visão para os negócios o transformou, nas últimas duas décadas, em um dos maiores empresários sergipanos. A partir de sua empresa, que de início atuava apenas regionalmente, José Augusto expandiu a comercialização de seu produto por toda região Nordeste do País. Ao transpor as divisas de seu Estado, vislumbrou novas oportunidades de negócios e assim ingressou também nas áreas de alimentos, agropecuária e construção civil.

Os três agraciados este ano com a Comenda José Ermírio de Moraes, cada um no seu campo de atuação e de interesses, nos oferecem um panorama evidente de que a crença na força do trabalho e nas nossas potencialidades é o caminho do qual não podemos nos afastar, sob risco de não encontrarmos saídas para as nossas dificuldades. E nem para um Brasil mais promissor e justo.