Geral

Governo do Estado realiza conferência de Ater nesta segunda

07/04/2016
Governo do Estado realiza conferência de Ater nesta segunda
Conferência vai debater e sugerir políticas públicas voltadas, especialmente, ao pequeno agricultor (Foto: Ascom/Emater)

Conferência vai debater e sugerir políticas públicas voltadas, especialmente, ao pequeno agricultor (Foto: Ascom/Emater)

Discutir, debater e sugerir propostas de políticas públicas voltadas ao meio rural e, principalmente ao pequeno agricultor, é um dos objetivos da Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural, que será realizada segunda (11) e terça-feira (12), no Centro de Formação de Professores da Secretaria de Estado da Educação, no Cepa, a partir das 8h. A Conferência de Ater em Alagoas é uma realização do Conselho Estadual de Desenvolvimento Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Cedafra).

Na oportunidade, estarão presentes os 134 delegados eleitos durante as oito etapas territoriais, ocorridas em 2015, além dos membros do Cedafra, que são delegados natos. Eles irão discutir as propostas já sistematizadas de cada região, com o objetivo de elaborar um documento alagoano de Ater, para ser levado à etapa nacional.

 

De acordo com a gerente de Ater do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL) e representante da Comissão Organizadora Estadual (COE) das Conferências, Graça Seixas, o grande destaque dessa ação é o diálogo democrático entre agricultores familiares, sociedade civil e poder público.

“Todos tiveram a oportunidade de falar, questionar e sugerir melhorias para sua região e comunidade. Acredito que esse caráter democrático das conferências é o que determina sua grandeza. Claro que nós temos eixos que nortearam essa discussão, mas é importante ressaltar a participação da sociedade rural alagoana, que esteve presente nas etapas territoriais e que construíram propostas de muita qualidade, não só em quantidade”, afirmou Graça Seixas.

A expectativa para o COE é receber cerca de 200 pessoas, entre participantes e observadores. “Temos a missão de dar visibilidade a este setor (Ater pública], que tem suma importância para o Estado de Alagoas, e a conferência vem para contribuir com a melhoria desses serviços”, explicou a gerente.

Eixos de discussão

Além da escolha dos delegados, as discussões nas conferências são baseadas em três eixos principais: sistema nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – fortalecimento institucional, estruturação, gestão, financiamento e participação social; Assistência Técnica e Extensão Rural e políticas públicas paraa  agricultura familiar; formação e construção de conhecimentos na Assistência Técnica e Extensão Rural.

Existem, sobretudo, três eixos transversais: Assistência Técnica e Extensão Rural para mulheres rurais, Assistência Técnica e Extensão Rural para a juventude rural e Assistência Técnica e Extensão Rural para povos e comunidades tradicionais.

Além disso, uma das exigências para a realização das conferências e para a escolha dos delegados é que se obedeça à representatividade de gênero, jovens, povos e comunidades tradicionais. Ao todo, 20 delegados eleitos durante a Conferência Estadual representarão as propostas alagoanas durante a etapa nacional do evento.

2ª Cnater – A 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (2ª Cnater) vai ocorrer em Brasília, de 31 de maio a 3 de junho de 2016. A meta final do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), realizador das Conferências, em parceria com os governos estaduais, é gerar proposições para a elaboração de estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Ater pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares de todo o país.

Ao todo, já foram realizadas 384 conferências de Ater pelo Brasil, entre municipais, territoriais e estaduais. Juntas somam um público de 22.447 pessoas.