Geral

Bombeiros simulam atendimento à vítima presa às ferragens de automóvel

02/04/2016
Bombeiros simulam atendimento à vítima presa às ferragens de automóvel
Simulação mostra técnicas de desencarceramento de um veículo (Foto: Neno Canuto)

Simulação mostra técnicas de desencarceramento de um veículo (Foto: Neno Canuto)

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado promoveu o Primeiro Encontro Nacional de Salvamento Veicular (Ensalv), que contou com a participação de 220 integrantes de corporações de 22 estados brasileiros.

O evento foi iniciado no dia 30 de março e seguiu até esta sexta-feira (1º), com uma simulação de desencarceramento – atendimento à vítima presa nas ferragens de um veículo – no estacionamento do Maceió Shopping.

Para o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Paulo Lima Junior, um evento como este é de extrema importância, por trazer a elite dos Bombeiros brasileiros para Alagoas, para uma capacitação sobre as atuais práticas de salvamento.

Novas técnicas e tecnologias para o segmento, além de palestras e oficinas teóricas também fizeram parte da programação. De acordo com o capitão Luiz Augusto, foram utilizados equipamentos internacionais específicos, com potencial para atividades de bombeiro, que hoje a corporação estadual possui para potencializar a força da ferramenta usada para cortar os componentes de um carro com mais agilidade, facilitando o resgate da vítima.

Segundo o tenente-coronel Carlos Buriti, Alagoas já foi referência no salvamento veicular. “Inclusive, muitos instrutores espalhados pelo Brasil foram treinados aqui. Hoje estamos trocando experiência, com equipamentos de ponta e patrocínio de multinacionais”. Ele explica que a padronização das técnicas utilizadas com os bombeiros foi um dos destaques do evento.

Amanda Pereira Braga foi a voluntária para ser a vítima. “Confio totalmente na corporação, inclusive me coloquei à disposição, quando meu marido, que é bombeiro, me disse que haveria essa simulação. Eu gosto de aventura,” finalizou ela.