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Procon realiza capacitação em planos de saúde para funcionários

02/04/2016
Procon realiza capacitação em planos de saúde para funcionários
Foco do evento foi mostrar exemplos e discutir situações reais (Foto: Amanda Oliveira)

Foco do evento foi mostrar exemplos e discutir situações reais (Foto: Amanda Oliveira)

O trabalho, criado pela superintendente Flávia Cavalcante, teve a participação de estagiários, servidores, atendentes e conciliadores do órgão. Os colaboradores do Procon-AL puderam tirar dúvidas, se atualizar sobre a legislação, e discutir situações vividas por consumidores referentes à temática.

“Entendemos que o assunto relacionado aos planos de saúde pode ser polêmico, e é algo recorrente em nossa sede. Por conta disso, viu-se a necessidade da realização dessa atividade. O consumidor merece receber a melhor orientação possível, então sempre buscamos dar aos atendentes a qualificação necessária”, destacou Flávia Cavalcante.

Ministrada pelo especialista em direitos do consumidor nos planos de saúde, Augusto Rocha, foram discutidos assuntos referentes ao tema, como: legislação, negativa de atendimento, reajuste, abusividade, calção, contratos, cobraça de taxa de adesão, reajustes, cancelamento, etc.

O foco foi mostrar exemplos e discutir situações reais. “Por exemplo, um alto número de reclamações recebidos pelo órgão é por conta da negativa de atendimento. Porém, essa prática é ilegal. Nenhuma operadora de plano de saúde pode negar um atendimento de urgência/emergência; mesmo havendo a carência”, disse Augusto Rocha.

Ainda de acordo com Rocha, o maior número de denúncias é por conta do reajuste das empresas. “Pelo menos 70% das reclamações são por conta dos reajustes. Estabelecido pela ANS, o reajuste é anual, e não pode passar dos 13,55%. Qualquer aumento maior que esse é ilegal”.