Geral
Morcegos-vampiros propagam raiva e matam 12 no Peru

As autoridades sanitárias do Peru decretaram estado de emergência sanitária na região de Loreto, na divisa com o Equador, neste fim de semana, depois da morte de doze crianças entre 8 a 15 anos, contaminadas pela raiva depois de terem sido mordidas por morcegos-vampiros.
De acordo com o ministro da Saúde, Anibal Velasquez, o estado de emergência vai possibilitar ao governo enviar reforços técnicos e materiais. O Ministério enviou diversas equipes e mais de 20 mil doses de vacina antirrábica para imunizar a população que vive nessa área, onde só é possível chegar de barco ou helicóptero.
A região de Loreto fica a cerca de 1.100 quilômetros de Lima. A epidemia de raiva atingiu principalmente crianças de duas comunidades da etnia Achuar, que moram nos vilarejos de Yankuntich e Uncun.
As mortes aconteceram entre setembro e fevereiro. Segundo as autoridades sanitárias do país, a última foi constatada nesta quarta-feira (10). Uma criança de nove anos e uma mulher de 22 anos, os dois contaminados, sobreviveram após o tratamento. O secretário de Saúde da região, Hermann Silva, chegou a se encontrar com representantes da comunidade dos Apus. Os moradores pensam que a morte das crianças é resultado “de um feitiço”.
Morcegos-vampiros se alimentam de sangue nos currais
Os morcegos-vampiros se alimentam de insetos e sangue, que eles sugam dos animais, principalmente de currais. Mais de 55 mil pessoas ainda morrem de raiva no mundo anualmente. O modo de transmissão mais frequente é a mordida de um cachorro infectado, segundo o instituto Pasteur.
Mais lidas
-
1COPA DO BRASIL
Relacionado, Neymar deve jogar contra o CRB amanhã em Maceió
-
2COFRE SEM TRANCA
Prefeitura de Palmeira dos Índios autoriza gasto de R$ 600 mil para apresentação de um único cantor no Festival de Inverno
-
3ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Ministério Público intensifica fiscalização sobre Prefeitura e Câmara e abrirá também procedimento para apurar contratações via IGPS
-
5OBRIGAÇÕES APÓS O TAC
Veja as medidas que a Câmara de Vereadores de Palmeira adotará após acordo com MP