Variedades
Conheça a essência das danças típicas do Carnaval


O frevo é um ritmo brasileiro que tem o primeiro registro em fevereiro de 1907
(blog.brasilturista.com.br)
Com passos que marcam a cultura carnavalesca, o samba e o frevo são os estilos mais ouvidos nesta época. Movimentos simples, mas ágeis, são algumas das características das danças, que precisam de fôlego e de disposição para serem executadas como retrato de folia.
No carnaval de bloco, as pessoas pulam muito. Sú que pular apenas não basta. O movimento feito com precisão e delicadeza é o segredo da beleza e da popularização do samba. A fonte da dança está na pontinha dos pés, que se movimentam para todos lados levantando e abaixando o calcanhar.
FREVO
O frevo é um ritmo brasileiro binário e secular, e tem o primeiro registro em 9 de fevereiro de 1907, em um jornal de Recife, que convidava os foliões para um ensaio carnavalesco do estilo. Como parte da tradição e da cultura popular pernambucana, o ritmo é dividido em frevo canção, de rua e de bloco, podendo ser instrumental ou cantado.
O frevo de rua tem três subdivisões: coqueiro, ventania e confronto; e a dança, que é marcada por movimentos ligeiros e animados.
Entre os passos do frevo, encontra-se a tesoura, parafuso, ponta de pé e calcanhar, tramela, rojão, carrossel e passando a sombrinha. Na tesoura, por exemplo, o dançarino, conhecido como passista, levanta a sombrinha para o alto e abaixa o corpo esticando uma perna e encolhendo a outra.
Mais lidas
-
1DEMOLIÇÃO
Justiça Federal determina paralisação e desmonte de parque aquático e polo industrial em área indígena Xukuru-Kariri
-
2EX-IMPERADOR NO BANCO DOS RÉUS
Queixa-crime de ex-vereador contra Julio Cezar tramita na Justiça em Palmeira dos Índios
-
3NO BOLSO DA PREFEITA
Câmara de Palmeira dos Índios rejeita requerimentos de fiscalização e escancara o acordão político com prefeitura
-
4DECISÃO MANTIDA
Tribunal de Justiça de Alagoas nega pedido da Câmara de Rio Largo e mantém prefeito e vice no cargo
-
5ASSASSINATO
Dono de pousada é assassinado em São Miguel dos Campos; PC descarta latrocínio