Alagoas
Polícia Científica conclui laudo residuográfico do caso Gabriel Lincoln

A chefia do Laboratório Forense do Instituto de Criminalística da Polícia Científica confirmou, nesta terça-feira (26), a conclusão do exame residuográfico referente ao caso do adolescente Gabriel Lincoln. Este foi o último laudo de uma série de perícias criminais realizadas pela Polícia Científica.
O perito criminal Thalmanny Goulart, chefe do Laboratório, informou que o exame foi realizado após a conclusão da manutenção do Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV), equipamento que estava temporariamente inoperante devido a uma falha técnica. A empresa responsável pelo microscópio, que utiliza a tecnologia de Espectroscopia de Energia Dispersiva (EDS), concluiu o reparo nesta semana.
"A gestão do laboratório se empenhou em restabelecer os serviços o mais breve possível. Com a manutenção finalizada, retornamos a normalidade dos exames, o que permitiu a conclusão do exame de Gabriel Lincoln. Agora, trabalharemos para realizar outros exames que aguardam em fila de espera", afirmou Thalmanny Goulart.
O perito ressaltou o compromisso da gestão em garantir a qualidade e a celeridade das perícias. "Esta gestão não mediu esforços para solucionar a paralisação do equipamento e continua atuando para garantir a realização de exames de qualidade em menor tempo. Inclusive, estamos ampliando a unidade, adquirindo novos equipamentos e capacitando os peritos que estão na linha de frente das análises", complementou.
Cronologia das Perícias Realizadas
O trabalho da Polícia Científica teve início em 4 de maio com o Exame Cadavérico no Instituto Médico Legal de Arapiraca, cujo laudo foi concluído e entregue em 12 de maio. Na mesma data, o Instituto de Criminalística foi acionado para coletar amostras biológicas no corpo do adolescente para o exame residuográfico.
Em 12 de junho, o Instituto de Criminalística de Maceió entregou o laudo do exame balístico, realizado na arma supostamente apreendida com o jovem. A análise concluiu que o revólver estava em perfeito estado de funcionamento e que dele havia partido um disparo.
Ainda em junho, a Polícia Científica recebeu duas novas solicitações da Polícia Civil para realização de exames de DNA na arma. Dois exames periciais de confronto genético foram realizados no Laboratório de Genética Forense do ICM.
O primeiro, em 9 de junho, buscou material biológico na arma, tendo o laudo sido entregue em 18 de junho, constatando uma mistura de perfis genéticos no gatilho do revólver.
O segundo, realizado em 7 de julho, a partir do resultado anterior, descartou a presença de perfil genético compatível com um filho biológico dos pais de Gabriel Lincoln. Este laudo foi entregue em 29 de julho.
No dia 15 de julho, o Instituto de Criminalística do Agreste realizou a Reprodução Simulada dos fatos na Avenida Vieira de Brito, em Palmeira dos Índios. O procedimento complexo, que mobilizou um grande efetivo das forças de segurança, resultou em um laudo de 116 páginas, assinado por cinco peritos criminais, entregue em 19 de agosto.
Por fim, o último exame realizado foi o residuográfico. O laudo foi disponibilizado via sistema forensis, para a delegacia anexar ao inquérito policial que foi concluído pela Polícia Civil.
A perita-geral Rosana Coutinho destacou a ampla atuação da Polícia Científica no caso. "Desde o início, policiais científicos do IML de Arapiraca e dos Institutos de Criminalística do Agreste e de Maceió trabalharam neste caso, realizando múltiplos exames periciais, que tiveram por objetivo contribuir com as investigações", afirmou Rosana Coutinho, parabenizando as equipes pelo excelente trabalho.
Mais lidas
-
1CADEIA NELES
Caso Gabriel: Ministério Público de Alagoas denuncia policiais por homicídio doloso e fraude processual
-
2SERVIÇO PÚBLICO
Alagoas anuncia maior concurso da história com vagas em diversas áreas
-
3LOTERIA
Aposta de Delmiro Gouveia fatura quina da Mega-Sena; prêmio principal saiu para o Rio de Janeiro
-
4INDENIZAÇÃO
Educafro processa Flamengo por racismo institucional e pede R$ 100 milhões em indenização
-
5VIOLÊNCIA
Mulher é resgatada após 20 dias em cárcere no Jacintinho; ex-marido e comparsa são suspeitos de tortura e estupro