Geral
Ministro da Saúde destaca esforço da Sesau durante reinauguração da Santa Mônica
A emoção tomou conta de toda a equipe da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) durante a reinauguração da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), nesta sexta-feira (18). A secretária Rozangela Wyszomirska destacou a satisfação em ser testemunha da apresentação da nova maternidade, referência no atendimento de gestantes de alto risco em Alagoas.
Ela lembrou que foi reitora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) em 2009, quando encontrou uma Santa Mônica sucateada e repleta de problemas de infiltrações. A secretária ainda recordou a tamanha dificuldade antes enfrentada pela direção da maternidade e de sua equipe de trabalho para o desenvolvimento das atividades.
“Agora, está sendo disponibilizada a população uma nova maternidade, com uma nova estrutura, novas instalações, além da ampliação das unidades de Terapia Intensiva e de Cuidados Intermediários”, acrescentou Wyszomirska.
Entre as pessoas lembradas durante os agradecimentos, a secretária destacou o considerável envolvimento de técnicos do Ministério da Saúde em prol da qualidade da saúde em Alagoas. “Eles disseram: ou o gestor assume para si a implantação da Rede Cegonha, ou não vamos conseguir ir para frente. Para mim esse puxão de orelha foi o que precisava para eu mergulhar de vez no projeto de reestruturação da Santa Mônica”, ressaltou.
Com o fechamento da sede da Maternidade Escola Santa Mônica, os hospitais Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa), do Açúcar e Geral do Estado (HGE) passaram a acolher as gestantes e recém-nascidos.
“Foi um acolhimento espetacular, principalmente do Hospital do Açúcar durante uma das noites mais difíceis da minha vida e acredito que também para todos que fazem a maternidade funcionar. Por isso hoje eu peço a todos os servidores e assistidos que saibam cuidar da nossa Santa Mônica”, lembrou Wyzsomirska.
O evento contou a participação de várias autoridades, dentre elas o reitor da Uncisal, Paulo Medeiros, que exaltou o afinco da secretária.
“Rozangela batalhou incansavelmente para a reforma da maternidade. Foram meses de reuniões, cobranças por resultados. Isso aqui é também muito uma conquista dela”, disse o magnífico reitor.
O esforço da secretária de Estado da Saúde também foi comentado pelo ministro da Saúde, Marcelo Castro, presente à solenidade. “Ela é muito capacitada e dedicada ao seu trabalho. Já iniciamos alguns diálogos e estimo que outros inúmeros possam ter em prol da saúde dos alagoanos”, ressaltou Castro.
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2SEM PUDOR
Ju Isen, musa das manifestações mostra o ânus durante transmissão ao vivo de Carnaval
-
3BULLYING POLÍTICO
Cúpula da prefeitura troca farpas públicas com o vereador-novato Kall Mello
-
440 ANOS DE PRISÃO
Ministério Público pede condenação de Sargento da PM por matar feirante
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Presidente da Câmara de Vereadores retira LDO da pauta e fará requerimentos de prestação de contas à prefeita Luísa Duarte