Geral

Adeal recolhe quase três toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos

16/12/2015
Adeal recolhe quase três toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos
Campanha foi um sucesso nos municípios alagoanos.  (Foto: Ascom Adeal)

Campanha foi um sucesso nos municípios alagoanos.
(Foto: Ascom Adeal)

Com quase 3 mil quilos de embalagens vazias de produtos agrotóxicos e afins recolhidas durante o ano, a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) encerra 2015 ressaltando o sucesso da campanha de recebimento itinerante – Campo Limpo – realizada em cinco municípios do Estado.

A ação de campo foi promovida com o objetivo de retornar as embalagens vazias de defensivos agrícolas ao fabricante evitando a reutilização indevida. Além da Adeal, fazem parte da campanha a Associação dos Distribuidores e Revendedores de Agroquímicos de Alagoas (Adraal) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), além das secretarias municipais de Agricultura.

O trabalho de campo teve início, em julho passado, na região do Baixo São Francisco pelas cidades de Porto Real do Colégio e Igreja Nova, onde foram recebidos 1.100 kg, em duas etapas da campanha.

A ação também foi realizada nos municípios de Arapiraca e Palmeira dos Índios, ambos situados no Agreste alagoano, onde foram recolhidos, respectivamente, 300 kg e 800 kg de embalagens vazias.

Já em São Luiz do Quitunde, localizado no Litoral Norte de Alagoas, foram entregues pelos produtores rurais 700 kg. Na Zona da Mata, no município de União dos Palmares, foram recolhidos apenas 30 kg de embalagens.

De acordo com a legislação, as embalagens dos defensivos agrícolas, devem ser devolvidas ao estabelecimento comercial onde o produto foi adquirido no prazo máximo de até um ano da compra, estando triplamente lavadas e furadas.

De acordo com a Adeal, todo o material recebido foi encaminhado para a central de recolhimento de embalagens vazias localizada no município de Marechal Deodoro, onde foi incinerado e ou devolvido para a indústria de agrotóxico para ser reciclado.