Geral

Ônibus do Trabalho e Emprego faz mais de 700 atendimentos em dois meses

04/05/2015
Ônibus do Trabalho e Emprego faz mais de 700 atendimentos em dois meses
Ônibus do Trabalho e Emprego tem se constituído em uma ferramenta importante na atual gestão do Governo de Alagoas, contabilizando mais de 700 atendimentos a trabalhadores e desempregados que buscam documentos e serviços em apenas dois meses (Fotos: Pinehas Furtado)

Ônibus do Trabalho e Emprego tem se constituído em uma ferramenta importante na atual gestão do Governo de Alagoas, contabilizando mais de 700 atendimentos a trabalhadores e desempregados que buscam documentos e serviços em apenas dois meses (Fotos: Pinehas Furtado)

A máxima “Todo artista tem de ir onde o povo está”, do poeta Fernando Brant, e interpretada pelo cantor Milton Nascimento, foi literalmente incorporada ao ônibus do Sistema Nacional de Emprego (Sine) na nova gestão do Governo de Alagoas. De acordo com dados do relatório dos dois meses de atividade em 2015, o Ônibus do Trabalho e Emprego realizou mais de 700 atendimentos. Um número expressivo, se for levado em consideração que ele começou a operar apenas em março deste ano, na cidade de Rio Largo.
A política adotada para o deslocamento até a comunidade não seria nenhuma novidade, se ele o veículo não se encontrasse parado há mais de um ano, abandonado e inativo, quando o secretário de Estado do Trabalho e Emprego, Rafael Brito, assumiu a pasta.
“Tivemos que recuperar o ônibus, dar-lhe condições mecânicas, bem como técnicas com computadores e estrutura interna para que pudesse cumprir o objetivo para o qual foi criado: levar os serviços do Sine a todos os cantos e recantos do Estado”, afirmou o secretário.
Como na canção, o ônibus será o “artista” ou instrumento que irá colaborar com a mudança projetada pelo Governo do Estado para os próximos anos no campo da criação de novos postos de trabalho. E para isso, “ir onde o povo está” é a premissa dessa nova política para chegar aos resultados desejados.
A medida aplicada ao ônibus criou um novo conceito para ele. Começando com a mudança do layout, que passou por uma repaginada em tonalidade azul e branca, destacando a carteira do trabalho, símbolo da formalidade empregatícia e a escolha de um novo nome. Agora se chama Ônibus do Trabalho e Emprego. “O novo conceito passa por um visual mais moderno e uma comunicação mais direta, mostrando que ali tem a oportunidade de emprego que o cidadão necessita. E por mantê-lo em movimento, dentro de uma programação elaborada para atender os bairros da capital e os municípios, em parceria com as prefeituras e outras entidades que se interessem em levar às suas comunidades”, completa Brito.

Relatório

O secretário informa que somente na cidade de Rio Largo foram mais de 120 atendimentos com o Ônibus do Trabalho e Emprego. “Isso confirma a aceitação do público ao serviço itinerante do Sistema Nacional de Emprego, aonde quer que vá, o que nos dá a certeza de que ele é uma ferramenta importante, que estava esquecida e encostada da ação do poder público junto à sociedade. A determinação do governador Renan Filho é seguir movimentando o ônibus, visando aumentar os números e ajudar o Estado no combate ao desemprego”, ressaltou Brito.
Além de Rio Largo, o ônibus itinerante visitou os municípios de São José da Lage, Pilar, Maribondo, Campo Alegre e Palmeira dos Índios. No próximo dia 6 de maio estará na cidade de Arapiraca. Na capital, participou junto às bases comunitárias nos bairros de Santa Maria, Carminha, Osman Loureiro, Acauã e Jacintinho.

Semana do Trabalhador

Durante as comemorações da Semana do Trabalhador, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Sete), o Ônibus do Trabalho e Emprego esteve no Centro de Maceió. À procura por emissão de Carteira de Trabalho e cadastro para empregos foram os serviços mais requisitados.
Para a estudante Maria Auxiliadora da Silva, que passava pelo comércio e decidiu dar entrada na emissão da Carteira de Trabalho, a iniciativa de colocar o ônibus no Centro foi positiva. “Vim resolver um assunto particular e quando soube que o ônibus estava por aqui, aproveitei para tirar minha carteira e me cadastrar para arrumar um emprego”, informou.
O Ônibus do Trabalho e Emprego oferece os serviços de emissão de Carteira de Trabalho, habilitação ao seguro-desemprego, captação de vagas, intermediação de mão de obra e qualificação social e profissional.