Geral

Campanha nacional de vacinação contra gripe começou nesta segunda

04/05/2015
Campanha nacional de vacinação contra gripe começou nesta segunda
Medicamento é contraindicado a pessoas com histórico de reação anafilática e a quem tem alergia grave à proteína do ovo (Crédito foto: G1)

Medicamento é contraindicado a pessoas com histórico de reação anafilática e a quem tem alergia grave à proteína do ovo (Crédito foto: G1)

Começou nesta segunda-feira, 04, a campanha nacional de vacinação contra a gripe, com a distribuição de 54 milhões de doses para os chamados “grupos prioritários”. Segundo o Ministério da Saúde, foram investidos R$ 487 milhões na ação, que continua até o dia 22 de maio.
Fazem parte do grupo vulnerável as crianças de seis 6 meses a menores de cinco anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional, além da população indígena.
A meta deste ano é imunizar 49 milhões de pessoas. Em 2014, 44,3 milhões receberam a vacina, o equivalente a 86,7% do total previsto pelo ministério.
A dose, via injeção, protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. O dia “D” da campanha, dia nacional de mobilização, será em 9 de maio.
Em 2015 não houve a inclusão de um novo grupo prioritário. No entanto, Carla Domingues, coordenadora do programa nacional de imunização, disse que é preciso fortalecer a participação das gestantes, que têm maior risco de complicação caso contraiam a gripe. Segundo ela, com a vacinação da grávida, ocorre a imunização passiva do bebê, que passa a ser protegido até os seis meses de idade, quando a criança receberá a dose.
De acordo com o governo, 1.794 pessoas foram internadas no ano passado em decorrência de complicações da gripe e 326 morreram. A cepa H1N1 foi a que provocou o maior número de óbitos (163), seguido do H3N2 (105).
De acordo com o Ministério, o medicamento é contraindicado a pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores e a quem tem algum tipo de alergia grave à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha.

LOCAIS – Em Palmeira dos Índios, a vacina está disponível em todos os PSF das zonas urbana e rural até o dia 22. No Banco do Brasil, a vacinação estará acontecendo nesta terça e quarta-feira, dias cinco e seis; no Banco do Nordeste, dias sete e oito; na Caixa Econômica Federal, dias 12 e 13 e, no INSS, nos dias 14 e 15.
Carros de som da Prefeitura estarão nas ruas, diariamente, divulgando os locais de vacinação.

DENGUE – Também segundo o Ministério da Saúde, o País registrou 745,9 mil casos de dengue entre 1º de janeiro e 18 de abril deste ano. O total é 234,2% maior em relação ao mesmo período do ano passado e 48,6% menor em comparação com 2013, quando ,na mesma época foram notificadas 1,4 milhão de ocorrências da doença em todo o Brasil.
A incidência de casos no país para cada grupo de 100 mil habitantes é de 367,8, índice que para a Organização Mundial da Saúde (OMS) representa situação de epidemia (a classificação mínima de epidemia é de 300/100 mil habitantes)
Em 2015, foram confirmados 229 mortes causadas pela doença nas 15 primeiras semanas do ano, um aumento de 44,9% em relação ao mesmo período de 2014, quando foram registradas 158 mortes. Em relação a 2013, quando houve 379 óbitos, há uma queda de 39,6%.