Geral

Sérgio Jucá recebe medalha do Mérito da República Marechal Deodoro da Fonseca

24/11/2014
Sérgio Jucá recebe medalha do Mérito da República Marechal Deodoro da Fonseca

medalha-012    O procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, foi homenageado, na última sexta-feira (21), com a medalha do Mérito da República Marechal Deodoro da Fonseca, uma das mais altas honrarias concedidas pelo governo do Estado de Alagoas a autoridades e personalidades que contribuíram com o processo de consolidação da democracia social do País.
“Este é um momento de grande responsabilidade para o Estado, já que estamos outorgando a medalha a brasileiros notáveis. Em nome do proclamador da República, marechal Deodoro da Fonseca, quero dizer que o senhor, Sérgio Jucá, é um cidadão republicano e merece receber essa homenagem. Alagoas te reconhece como um procurador de Justiça de espírito forte, currículo marcante e exemplo a ser seguido”, discursou o governador Teotonio Vilela Filho.
“Vossa excelência trabalhou, durante toda a vida, para qualificar o seu nome e, por isso, tem uma rica trajetória dentro do Ministério Público. Desempenhou um papel importante como promotor da Infância e da Juventude, atuou em casos emblemáticos e, mais recentemente, já como procurador-geral de Justiça, provou que sabe agir com destemor quando é provocado, porém, sem perder a sensatez. Atuou também como mediador, sem abrir mão de suas convicções pessoais e de seus ideais. O senhor provou que é um mestre e é por isso que é merecedor da nossa maior honraria”, completou Vilela.
“Sempre dediquei minha vida a duas instituições: à família e ao Ministério Público. Sinto-me honrado em receber a medalha do Mérito da República Marechal Deodoro da Fonseca e tenho certeza que ela foi outorgada não somente a mim, mas, especialmente, ao Ministério Público Estadual de Alagoas”, declarou Sérgio Jucá, após ser homenageado.

    A cerimônia

A solenidade de outorga da medalha aconteceu na noite dessa sexta-feira (21), no Memorial à República, localizado no bairro do Jaraguá. Ela foi presidida pelo governador Teotonio Vilela Filho e pelo secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado.
Este ano, nove personalidades das áreas jurídica, política e social foram agraciadas. Receberam medalha e diploma os alagoanos André Luís Maia Tobias Granja, juiz federal; o ex- governador Divaldo Suruagy; a poetisa Maria Thereza Alves Jorge de Lima, filha de escritor Jorge de Lima; o empresário da rede de supermercados Palato, Paulo Cabús; o prefeito de Maceió, Rui Soares Palmeira; o procurador-geral de Justiça de Alagoas, Sérgio Rocha Cavalcanti Jucá; e a secretária municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária de Maceió, Solange Jurema. Também foram agraciados o senador por São Paulo Aloysio Nunes Ferreira Filho e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes.
Agora em 2014, a Medalha de Mérito da República Marechal Deodoro da Fonseca completou 11 anos de existência. Ela foi criada para homenagear brasileiros e estrangeiros que contribuíram com o processo de consolidação da democracia social do País.