Geral

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios valoriza o talento de empreendedoras alagoanas

22/11/2014
Prêmio Sebrae Mulher de Negócios valoriza o talento de empreendedoras alagoanas

psmnNa próxima segunda-feira (24), às 10h, será realizado no Hotel Ritz Lagoa da Anta, o reconhecimento da etapa estadual de mais um Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. A iniciativa valoriza as mulheres alagoanas que transformaram seus sonhos em realidade, e que se tornaram exemplo para tantas outras mulheres que sonham em abrir seu próprio negócio e obter sucesso.
O prêmio é composto pelas etapas estadual e nacional. Na etapa estadual podem ser reconhecidas como vencedoras estaduais até três empreendedoras de cada estado, uma para cada categoria (Pequenos Negócios, Produtora Rural e Microempreendedora Individual).
As vencedoras da etapa estadual participam da etapa nacional da premiação, no mês de março do ano que vem, em Brasília, além de ganhar os troféus ouro, prata e bronze, um curso da Matriz de Soluções Educacionais do Sebrae e/ou 16 horas técnicas de Consultoria em Gestão e uma viagem para capacitação em território nacional.
Neste ciclo, a etapa alagoana recebeu 124 inscrições, contra 101 do ano passado. Na edição deste ano, o prêmio contou com 97 candidaturas completas, ou seja, com relatos de suas trajetórias e histórias de sucesso.
De acordo com Pollyanna Barbosa, analista da Unidade de Capacitação Empresarial do Sebrae em Alagoas, o prêmio ajuda a incentivar o empreendedorismo feminino no estado.
“O prêmio reconhece as principais iniciativas do empreendedorismo feminino em Alagoas e no Brasil. Muitas vezes, as mulheres vencedoras têm histórias bonitas, mas não sabem que essas histórias de vida podem inspirar outras mulheres a conseguirem realizar o sonho de empreender”, afirmou a analista.

Vencedoras da Etapa Estadual em 2013

Na categoria Microempreendedora Individual do ciclo passado do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, o primeiro lugar ficou com Cintia Ferreira da Silva, dona da empresa de estética “Sinta-se Bella”, com sede em Arapiraca. Na categoria Pequenos Negócios, a vencedora foi Selma Maria Lessa, da empresa “Lessa e Moura Contabilidade e Consultoria”. Já na categoria Produtora Rural, a vencedora foi Cícera Alves da Silva, mãe de nove filhos, sertaneja, apicultora, professora e moradora do Sítio Ouricurizeiro, zona rural de Olho d’Água do Casado.

Etapa Nacional

Na etapa nacional, serão escolhidos, entre as 81 vencedoras estaduais, nove relatos e histórias avaliadas e classificadas por uma comissão técnica nacional.
A comissão julga de acordo com alguns critérios, entre eles, a superação da mulher; visão de futuro; ideias inovadoras e adaptação às novas tendências; atuação democrática, transparente, inspiradora e motivadora; participação ativa nos negócios, perseverança e superação dos desafios; ambiente participativo e agradável para quem trabalha no seu negócio; estabelecimento de relacionamentos duradouros com os clientes; preocupação com a preservação do meio ambiente e da cultura da sua região; estabelecimento de parcerias para o desenvolvimento das atividades; crescimento dos resultados obtidos; e contribuição para o desenvolvimento de outras empreendedoras.
As vencedoras nacionais ganharão o selo de vencedora nacional, além do troféu de ouro, da capacitação em território nacional e uma viagem internacional.
No ciclo 2014, mais de 11 mil empresárias de todos os estados do Brasil concorrem ao prêmio, um crescimento significativo em relação às 7 mil participantes da edição anterior, o que demonstra o interesse e a relevância dessa premiação.
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é promovido pelo Sebrae em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW) e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).