Geral
Campanha de amamentação em Alagoas prossegue até domingo

A Semana Estadual de Doação de Leite Materno em Alagoas prossegue até o próximo domingo (25). Nesta quinta e sexta-feira, respectivamente, será realizada a capacitação para as lactaristas, auxiliares e técnicas de enfermagem de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) que manuseiam leite humano.
O treinamento ocorre no auditório do Hotel Tambaqui, na Ponta Verde, a partir das 8h30, ministrado por Rosângela Simões para profissionais dos municípios alagoanos.
A campanha ocorre desde o início desta semana e é coordenada pelos Bancos de Leite Humano, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Ufal), com ações dedicadas à importância da amamentação.
No Estado, existem cinco Bancos de Leite capacitados para doações. As mães podem ligar para o Hospital Universitário (3322.3717) ou Maternidade Santa Mônica (3315.4434), em Maceió. No interior a doação de leite humano pode ocorrer no Banco de Leite Ivete França, em Arapiraca; na Santa Casa de Misericórdia de São Miguel, em São Miguel dos Campos, e na Maternidade Santa, em Palmeira dos Índios.
Existem ainda três Postos de Coleta: em Maceió, na Casa Maternal Denilma Bulhões e no Hospital Nossa Senhora da Guia, e em União dos Palmares, no Hospital São Vicente de Paula.
Os benefícios da amamentação para a mãe e para o bebê fazem do estímulo à amamentação uma comprovada política de nutrição e promoção da saúde.
Segundo a coordenadora estadual Rosângela Simões, 75% do trabalho realizado pelo Banco de Leite são voltados à assistência à mulher e à criança e 25% das atividades estão relacionadas ao processamento do leite humano. O leite é disponibilizado para bebês internados em UTI ou UCI, que apresentam patologia e não conseguem mamar.
“A vantagem para a doadora é que, quanto mais se ordenha o leite do seio, mais será produzido. A mãe ainda evita complicações como ingurgitamento mamário e mastite. Já os benefícios para os bebês que recebem o leite é a garantia da proteção imunológica de um alimento rico em nutrientes e a consequente saída da UTI”, explicou Rosângela Simões.
Nos bancos, o leite passa pelo processo de pasteurização e controle de qualidade, onde após aprovado será estocado em freezer e congelado por até seis meses. A distribuição somente será feita após análises criteriosas e avaliação da necessidade de cada bebê.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Weverton vê Palmeiras maduro para jogo com São Paulo e convoca torcida: 'Domingo de casa cheia'
-
2DESABAFO
Sinmed lamenta descaso dos gestores com maternidades
-
3APOIO
Coreia do Norte lutará pela Rússia em caso de invasão dos agressores ocidentais, diz Kim Jong-un
-
4MANIFESTAÇÃO
Passeata em Palmeira dos Índios pede justiça por Gabriel Lincoln
-
5HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos