Geral

Alagoas sedia seminário sobre cultura exportadora e novos mercados

22/05/2014
Alagoas sedia seminário sobre cultura exportadora e novos mercados

Artesanato de Alagoas em exposição durante abertura do seminário: produto é um dos mais procurados para exportação; evento foi aberto no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso

Artesanato de Alagoas em exposição durante abertura do seminário: produto é um dos mais procurados para exportação; evento foi aberto no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso

  Alagoas está ofertando uma grande oportunidade para empreendedores no sentido de conscientizar, promover e incentivar as empresas na identificação de novas oportunidades de negócios e mercados em nível internacional, permitindo a expansão da cultura exportadora no Estado e o aumento da competitividade das micro e pequenas empresas.
Com esse objetivo, foi aberta nessa quarta-feira a 9ª edição do Seminário de Promoção às Exportações (Sempex), no Centro Cultural Ruth Cardoso, em Maceió. A cerimônia contou com a presença da secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana, e a participação de empresários, investidores, profissionais liberais e universitários.
Na abertura, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra, falou sobre a relevância do evento para o fortalecimento da economia alagoana no mercado externo.
“O Sempex se tornou um dos principais eventos de comércio exterior do nosso estado. A empresa que participa de um evento como esse está garantindo, efetivamente, seu espaço no mercado internacional com mais competitividade. Por isso, é como muita honra que promovemos mais esta edição”, ressaltou.
Representando o governador Teotonio Vilela Filho, o secretário de Estado da Comunicação, Keylle Lima, destacou a importância da atual gestão do Governo de Alagoas no processo de fortalecimento da economia alagoana. “Se não fosse o trabalho conjunto do governo de Alagoas com o setor produtivo e entidades parceiras, a crise enfrentada pelo Estado seria muito mais intensa, uma vez que em nenhum momento houve redução de emprego formal em Alagoas ao longo da atual gestão do governador Teotonio Vilela”, destacou o secretário. “Isso só foi possível graças à política de atração de empreendimentos implementada pelo governo estadual. Sem essa iniciativa, teríamos um retrocesso na economia alagoana”, completou Lima.

 Programação

Durante o evento, serão ministradas palestras sobre novas fronteiras para empresas brasileiras, oportunidades de negócios nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016, aumento de produtividade e processo de habilitação da Tigabytes pelo Google. Os especialistas falarão ainda sobre qualidade de serviços de logística internacional, coaching, marketing global e como enviar mercadoria para o exterior, por meio do Exporta Fácil dos Correios.
O seminário contará ainda com a apresentação de cases de cursos e a exposição de empresas alagoanas potenciais exportadoras. A programação completa está disponível no endereço eletrônico: www.sempex.com.br.