Geral
Apicultura e meliponicultura são temas de seminários em Água Branca
A Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário é uma das parceiras do XIV Seminário Alagoano de Apicultura e do I Seminário de Meliponicultura, que serão realizados no dia 30 de maio, no Ginásio de Esportes Eraldo da Rocha Santos, em Água Branca, no sertão alagoano, a partir das 8h.
Na programação estão palestras sobre meliponicultura na região, desenvolvimento de bioprodutos à base de própolis vermelha e alternativas de manejo que dispensam o uso da alimentação artificial de colônias de abelhas africanas no período de estiagem.
O engenheiro agrônomo Pedro Acioli, mestre em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos e pós-doutor em purificação e identificação de metabólitos secundários da própolis vermelha de Alagoas pela University Of Strathclyde, Ticiano do Nascimento e Afonso Oderio, mestre e doutor pela Universidade Federal do Ceará são palestrantes do evento.
“É importantíssimo colocar em pauta esta cadeia produtiva que cada vez ganha força no Estado. A diversificação das culturas é o que fortalece a agricultura familiar de Alagoas. A apicultura tem tido grande representação, principalmente no sertão alagoano, como ferramenta de inclusão social. Graças à visão deste Governo e de instituições parceiras, como o Sebrae”, destacou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.
Segundo Marinho, todos os arranjos produtivos locais recebem recursos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep).
Durante o seminário também será realizada uma exposição de produtos apícolas e melíferos dos arranjos produtivos locais de apicultura do sertão e litoral e lagoas.
O XIV Seminário Alagoano de Apicultura e do I Seminário de Meliponicultura são realizados pelo Sebrae Alagoas e conta com a parceria do Programa de Arranjos Produtivos Locais, o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Universidade Estadual de Alagoas, as secretarias de Estado da Agricultura, da Ciência e Tecnologia e do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, além da Codevasf, Prefeitura de Água Branca e ACAAB. As inscrições custam R$10,00. Mais informações pelo 0800 570 0800.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
3DEFINIDO
Decreto decide feriados e pontos facultativos para 2025 em Palmeira dos Índios
-
4NAS REDES SOCIAIS
Juíza emérita Sônia Beltrão critica subserviência de Luisa Duarte ao ex-"imperador"
-
5ARAPIRACA
Garota de programa é vítima de agressão por cliente e encontrada ferida em Arapiraca