Geral

Sesau realiza nesta sexta mutirão em Santana do Ipanema

22/05/2014
Sesau realiza nesta sexta mutirão em Santana do Ipanema

  SAUDE EM MOVI  Depois de atender 16.500 usuários do Sistema Único de Saúde durante 12 mutirões realizados em Maceió (três edições), Arapiraca, São Miguel dos Campos, União dos Palmares, Penedo, Porto Calvo, Viçosa e Delmiro Gouveia, o Governo do Estado irá contemplar a população de Santana do Ipanema. A ação irá ocorrer nesta sexta-feira (23), a partir das 8h, nas Escolas Estaduais Professor Mileno Ferreira e Laura Chagas, localizadas, respectivamente, na Rua Gilmar Pereira de Queiroz, no bairro Centro.
Nesta edição, que irá atender 1.000 usuários do SUS, serão disponibilizados exames de oftalmologia, nas áreas de glaucoma, catarata, pterígio e refração, além de serem ofertados óculos totalmente gratuitos. Também serão disponibilizados exames laboratoriais, eletrocardiograma e ecocardiograma, além de uma gama de consultas em ortopedia, otorrino para crianças de até 12 anos.
Para ter acesso aos serviços, segundo o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, o usuário do SUS deve portar um documento de identificação com foto, a exemplo da Identidade, além do Cartão SUS. “É importante ressaltar que, primeiro o usuário deve se dirigir à Escola Estadual Professor Mileno Ferreira, a fim de realizar o cadastro para realizar os exames. Posteriormente, dependendo do serviço para o qual foi cadastrado, o usuário será encaminhado para o local correto”, explicou Villas Bôas.
O secretário de Estado da Saúde destacou que o mutirão tem como objetivo facilitar o acesso da população de Santana do Ipanema, Canapi, Carneiros, Dois Riachos, Maravilha, Monteirópolis, Olho D’Água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Senador Rui Palmeira e São José da Tapera a serviços de Média Complexidade. “Com o Saúde em Movimento estamos descentralizando os serviços de saúde para o interior do Estado, facilitando o acesso da população a exames e consultas especializadas”, salientou Villas Bôas,
O mutirão Saúde em Movimento, que está em sua 12ª edição e acontece em parceria com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), tem como objetivo de promover a prevenção, diagnóstico e tratamento de graves problemas de saúde. “Através desta ação, estaremos contribuindo para prevenir, diagnosticar e tratar problemas como glaucoma e catarata, que podem levar à perda da visão, caso não sejam diagnosticados no início dos sintomas”, destacou.