Geral

Ônibus de atendimento à mulher leva serviços a Santana do Mundaú

10/04/2014
Ônibus de atendimento à mulher leva serviços a Santana do Mundaú

    O ônibus de atendimento à mulher esteve nesta quinta-feira (10) no município de Santana do Mundaú para levar informações sobre o combate a violência contra a mulher.  A visita da Unidade Móvel foi realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Instituto Irmão Quilombolas e Secretaria de Saúde da cidade.

Mais de 100 mulheres foram beneficiadas com a ação

Mais de 100 mulheres foram beneficiadas com a ação

   A coordenadora da Unidade Móvel em Alagoas, Izabel Gomes, ressaltou que o ônibus tem como finalidade chegar aos locais de difícil acesso para dar oportunidade às mulheres de denunciar seus agressores e pegar informações. “Seja violência de cunho moral ou físico, o importante é esclarecermos sobre a Lei Maria da Penha e informarmos os organismos do Estado que elas podem procurar quando agredidas”, afirmou.
De acordo com Izabel, consta da Unidade Móvel uma equipe multifuncional composta por advogados, psicólogos, assistente social, além de um trabalho de mobilização junto às prefeituras, que fortalece a ação. Com isso, levamos para as mulheres a oportunidade de saber a hora e onde fazer a denúncia”’, reforçou. Mais de 100 mulheres foram beneficiadas com a ação.
A ação em Santana do Mundaú contou também com palestras da psicóloga Liliane e da assistente social Emmanuelle Bernadino, que falaram sobre as formas de violência contra a mulher, além da presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Eulina Neta, que também deu sua contribuição sobre a temática. O público feminino dispôs ainda de aferição de pressão arterial, cabeleireiras e o grupo da melhor idade apresentou a Dança Afro, ao som da música “Pérola Negra” de Daniela Mercury.
A secretária de Saúde de Santana do Mundaú, Silvana Gomes, destacou a importância da visita da unidade móvel, uma vez que, segundo ela, tem crescido o número de agressões contra a mulher na região.  “Este momento é único porque conseguimos reunir muitas mulheres, tirar as dúvidas delas e levar informações sobre seus direitos’’, explicou a secretária.
A presidente do Instituto Irmão Quilombolas, Cícera, ressaltou a parceria com as instituições focadas nos assuntos da mulher como forma de fortalecer o combate à violência contra o público feminino. “Acionamos esses órgãos para recebermos a Unidade Móvel, tendo como base depoimentos de mulheres que sempre reclamam da agressividade dos homens. Procurar a Secretaria da Mulher, foi o meio que encontramos para ajudá-las’’, concluiu Cícera.