Cidades
Operação Orla: Vigilância Sanitária contabiliza cerca de 70 notificações
No último final de semana, a Vigilância Sanitária Municipal realizou 48 notificações de ambulantes e 20 de estabelecimentos que comercializam alimentos nas praias da capital. A fiscalização ocorreu durante a Operação Orla, deflagrada pela Prefeitura de Maceió para promover o reordenamento urbano. Durante a fiscalização sanitária, que abrangeu o trecho entre as praias de Pajuçara e Jatiúca, os inspetores fiscais também orientaram os ambulantes e proprietários de estabelecimentos sobre a manipulação, refrigeração e armazenamento adequados.
Segundo Ricardo Walker, coordenador da Inspetoria de Alimentos da Vigilância Sanitária, nesse primeiro momento a operação teve caráter educativo, buscando conscientizar os manipuladores e comerciantes de alimentos sobre os cuidados exigidos pela legislação.
“Essa ação na orla será rotineira. O aumento da temperatura tanto atrai mais pessoas para as praias, como amplia os riscos sanitários para os alimentos, por isso uma equipe com três fiscais estará de terça a domingo nas inspeções durante o dia e outra equipe estará nas segundas à noite”, afirmou.
Além dos manipuladores de alimentos (ambulantes), a inspeção incluiu as barracas, quiosques, bares, restaurantes e hotelaria. De acordo com Walker, a Vigilância Sanitária irá promover uma capacitação com aulas expositivas, conforme a categoria de produtos comercializados.
“A experiência já demonstrou que é mais produtivo dividir os comerciantes por turmas, por exemplo, um treinamento só para quem comercializa acarajé, outro para caldo de cana. Dessa forma, os participantes demonstram mais interesse, ajudando no aprendizado”, explicou.
A capacitação irá abordar noções de microbiologia, higiene pessoal, higiene dos utensílios, doenças transmissíveis por alimentos, controle e armazenagem de alimentos, temperatura de armazenagem dos alimentos, principais regras de higiene para comercialização nas ruas e controle integrado de pragas.
Além da Vigilância Sanitária, a Operação Orla conta com a participação da Guarda Municipal, Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU), Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Turismo, Superintendência de Limpeza Urbana (Slum), Polícia Militar (PM), entre outros órgãos.
Mais lidas
-
1HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
2ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
3FISCALIZAÇÃO
Câmara de Palmeira dos Índios realizará sessão com foco no escândalo do IGPS e cobranças de transparência
-
4EXPLORAÇÃO
Palmeira dos Índios: 106 milhões recebidos da Águas do Sertão e a fatura será paga pelo povo com aumento a partir de setembro
-
5NEGOCIAÇÕES
Venda do controle da Braskem trava por impasse sobre desastre em Maceió