Cidades
Dia de Campo vai mostrar estratégias para produção de leite durante a seca
Criadores de gado interessados em conhecer estratégias para convivência com a estiagem e produção de leite durante esse período devem participar, na próxima semana, de atividades organizadas pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae) em propriedades de agricultores familiares.
As ações, chamadas de Dias de Campo, fazem parte do projeto Balde Cheio e começam no dia 1º de outubro, a partir das 9h, na Fazenda Cruzeiro, no Povoado Paus Pretos, zona rural de Monteirópolis, do produtor Neilson Alves de Aquino. No local, além de gestão da propriedade, serão mostradas técnicas de produção de silagem para garantir reserva alimentar para o gado.
“É a mudança na gestão da propriedade, na condução do rebanho e no preparo da reserva de alimento que fazem a diferença para esses criadores atendidos pelo Balde Cheio”, ressalta o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Hibernon Cavalcante. “Eles provaram que é possível produzir mesmo com escassez de chuva e agora servem de referência a outros criadores”.
Ainda no dia 1º, a partir das 14h, o Dia de Campo continua na Fazenda Trapiá, do produtor Elias Francisco de Oliveira, no Povoado Baixas, zona rural de Jacaré dos Homens. Na quarta-feira (2), a partir das 9h, a ação será na Fazenda Esperança, no Povoado Patos, em Poço das Trincheiras, pertencente ao criador Adalberto Félix. Às 14h, será na Fazenda Padre Cícero, no Povoado Gravatá, em Cacimbinhas, pertencente ao criador Nemoêmio da Silva.
Na quinta-feira (3), a partir das 9h, o Dia de Campo será na Fazenda Olho d’Água Novo, zona rural de Belo Monte, que pertence ao agricultor Givanildo Antônio de Melo. Em cada uma das atividades são esperados entre 30 e 40 criadores.
Além da Seagri e do Sebrae/AL, as ações contam com apoio da Cooperativa dos Pequenos Produtores de Leite da Bacia Leiteira de Alagoas (Coopaz) e da Fazenda Eficiente.
Balde Cheio
Por meio do Balde Cheio, os agricultores recebem capacitação, assistência técnica e equipamentos para melhorar a produção de leite, base da economia na região sertaneja. Cada grupo de agricultores beneficiados recebe arados de tração animal, máquina forrageira, botijão de sêmen e tanque de resfriamento de leite.
“Somando tudo isso à orientação na produção de forragens, manejo dos animais, higiene na ordenha e gestão da unidade produtiva, queremos profissionalizar ainda mais a produção de leite”, explicou o secretário de Estado da Agricultura, José Marinho Júnior.
De acordo com ele, por determinação do governador Teotonio Vilela, a pecuária de leite está recebendo uma série de ações para se tornar sustentável e garantir renda ao produtor familiar. “Já está comprovado que a pecuária leiteira é a atividade que mais gera renda para o agricultor”, destacou o secretário. “Por isso ela está sendo apoiada com ações que dão resultado, que melhoram a vida de milhares de famílias”.
Mais lidas
-
1GUERRA NA UCRÂNIA
Esforços de Biden para 'fortalecer Ucrânia' antes de sua saída podem ajudar Trump, diz mídia
-
2MACEIÓ
Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente acontece nesta segunda
-
3TENTATIVA DE GOLPE
PF põe Bolsonaro como líder de organização e vê viagem aos EUA como parte de plano, diz TV
-
4ABATE CLANDESTINO
FPI flagra abate clandestino e evita o adoecimento da população em Penedo
-
5UNIÃO DOS PALMARES
Capotamento de ônibus na Serra da Barriga deixa cerca de 40 feridos