Geral
Lei de Acesso registra cem solicitações de dados e informações em Alagoas
Dois meses após entrar em vigor, a Lei de Acesso à Informação (LAI) produziu cem solicitações de dados e informações. No levantamento produzido pela Controladoria Geral do Estado (CGE), os órgãos mais solicitados foram Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp), Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) e Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE).
De todos os pedidos, cinco não se referem a instituições do Poder Executivo Estadual. Ao todo, 31 órgãos do Governo receberam pedidos de informações com base na Lei 12.527/2011, por meio do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC).
Nesses dois meses de LAI, percebemos o crescimento no número de solicitações, indicando que a sociedade paulatinamente vem tomando ciência desse novo instrumento. Com base na orientação do governador Teotonio Vilela Filho, estamos respondendo a todas as solicitações com a maior transparência possível, disse a controladora-geral, Rosa Tenório.
A implementação da Lei de Acesso à Informação em Alagoas no Executivo Estadual teve início no dia 15 de junho, com a reunião provida pela CGE com representantes de secretarias e órgãos da administração direta e indireta.
Desde o dia 1º de julho, a CGE deu início à descentralização dos SIC, a princípio concentrado na Controladoria, com a produção das áreas para inserção do serviço e a produção dos formulários de acesso web para cada órgão, formatados pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec).
Na última sexta-feira (13), a CGE e o Itec liberaram os conteúdos dos sítios, incluindo as páginas de transparência ativa, onde estarão disponíveis informações públicas de cada órgão. De acordo com a LAI, nas páginas deverão ser publicadas informações referentes a Área Institucional, Ações e Programas, Auditorias, Convênios, Despesas, Licitações e Contratos, Servidores Ativos e Terceirizados, além de perguntas frequentes.
Um Guia do Serviço de Informação ao Cidadão foi produzido pela CGE e encaminhado às autoridades estaduais e gestores da LAI no Governo de Alagoas.
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM PALMEIRA
Advogado Adeilson Bezerra exige informações da Funai
-
2DEFESA
Crise na Avibras: atrasos de salários e risco à tecnologia de defesa do Brasil
-
3SEGURANÇA
Polícia Científica participa de curso nacional de integração pericial em investigações criminais
-
4EDUCAÇÃO
Redação em 1ª pessoa de influencer aprovada em Medicina gera debate sobre critérios de vestibulares
-
5JUSTIÇA
Operação Lignum investiga fraude fiscal de R$ 6,7 milhões no setor madeireiro em Alagoas