Geral

Deputado Ronaldo Medeiros convoca secretário de educação para prestar esclarecimentos na ALE

23/06/2012

  O deputado Ronaldo Medeiros fez um pronunciamento na sessão desta quinta-feira (21), na Assembleia Legislativa onde criticou duramente o secretário de Estado da Educação, Adriano Soares, o petista afirmou que além do atraso no calendário escolar, o que acarretará, possivelmente a perda do ano letivo, devido ao atraso nas reformas das escolas, as famílias desses alunos também tiveram o benefício do bolsa família cortado, pois para que os pais recebam o valor, os filhos devem estar devidamente matriculados e comparecendo as aulas.

“Mais um absurdo, por conta do atraso nas reformas das escolas, as famílias que na grande maioria sobrevivem do bolsa família tiveram o benefício cortado, visto que, os alunos devem comparecer as aulas e o programa do Governo federal acompanha a frequência escolar, mas como essas crianças e jovens irão comparecer se as escolas estão fechadas? É uma situação lastimável a da educação hoje no Estado de Alagoas”, destacou Medeiros.
Devido às dúvidas e constantes absurdos divulgados pela mídia, a cerca dessas reformas e com base no relatório do Ministério Público, da promotora Cecília Carnaúba, o deputado Ronaldo Medeiros, por meio da Comissão de Transporte, Comunicação, Serviços e Obras Públicas, da qual é presidente, convocou o secretário, Adriano Soares à prestar esclarecimentos na Assembleia Legislativa, na segunda-feira, dia 02 de julho, as 9h da manhã.
“São muitos os fatores que me levaram a convocar o secretário e caso as suas explicações não sejam satisfatórias iremos abrir uma CPI para que esta Casa cumpra o seu papel mais uma vez fiscalizando essas reformas e deixando a sociedade ciente de tudo o que ainda não está claro”, afirmou o petista.
De acordo com o relatório do MP entregue ao deputado Ronaldo Medeiros, algumas empresas enviaram o orçamento para participar da licitação dessas reformas antes mesmo de ser aberto o processo, algumas enviaram uma semana antes, “como essas empresas iriam saber que haveria esse processo de licitação?”, indagou Medeiros.
O deputado acrescentou ainda que deve ser feito um projeto para a educação dentro das necessidades das escolas da rede pública de ensino, “também considero estranho o fato de que tenham sido incluídos no decreto de urgência alguns prédios da secretaria de educação, quando deveriam ser apenas as escolas reformadas”.
O petista completou elencando os prejuízos que os alunos da rede pública de ensino vão sofrer com o ano letivo perdido, pois até o momento é essa a realidade. “são jovens que não vão poder participar de um concurso público, do vestibular, o secretário reafirmou em entrevista que até julho conclui todas as reformas nas escolas, sendo que algumas nem se quer iniciaram a reformar, o colégio Rosalvo Lôbo, é um exemplo, nada foi feito, será realmente que o que não foi feito durante seis meses será feito em um?”, concluiu o deputado Ronaldo Medeiros.