Geral
Campanha de vacinação contra a poliomielite realiza ação neste domingo (24) em Maceió
Os pais que ainda não vacinaram seus filhos menores de cinco anos terão uma oportunidade a mais de imunizá-los neste domingo (24). A direção do Programa Nacional de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau/AL) vai estar com uma equipe no espaço de lazer da Ponta Verde, a partir das 10h. A ação contará com a participação do Zé Gotinha, personagem tradicional das campanhas de vacinação contra a poliomielite, conhecida como paralisia infantil.
O último boletim divulgado pela direção do PNI mostra que, Alagoas está próximo de alcançar a meta preconizada pelo Ministério da Saúde de vacinar 80% das 276.467 crianças. Os pais têm atendido ao chamado, uma prova é que 68,03% (que corresponde a 188.807 crianças) foram vacinados até esta quinta-feira (21), como aponta os dados do vacinômetro.
Segundo a diretora do Programa Nacional de Imunização da Sesau, Denise Castro, em Maceió e nos municípios a campanha está avançando e a tendência é que ao final da campanha, no dia 6 de julho, a maioria das crianças menores de cinco anos esteja vacinada.
De acordo com Denise Castro, os pais devem atender ao chamado do Ministério e comparecer as unidades de saúde com os seus filhos. Apesar de a poliomielite estar erradicada no Brasil há 23 anos, lembrou que é necessária a participação das crianças que estão dentro da faixa
etária nas campanhas de vacinação que são realizadas anualmente.
A doença
A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro clássico de paralisia flácida e acomete em geral os membros inferiores e a principal intervenção preventiva em saúde pública é, sem dúvida, a vacinação.
Mais lidas
-
1CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
2FUTEBOL
Fortaleza contrata polivalente colombiano Dylan Borrero, com passagem vitoriosa no Atlético-MG
-
3FATALIDADE
Corpo de médica alagoana, morta em incêndio na Tailândia, ainda não foi liberado para voltar ao Brasil
-
4NO POVOADO BUENOS AIRES
Homem é assassinado a tiros em bar de Palmeira dos Índios; outro ficou ferido e levado para a UPA
-
5TRAGÉDIA NO EXTERIOR
Turista alagoana morre em incêndio de hotel na Tailândia