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Prefeitos do PMDB de Alagoas são premiados pela Fundação Abrinq

21/06/2012

Dois prefeitos do PMDB alagoanos receberão um prêmio de destaque nacional da Fundação Abrinq, o de “Prefeito Amigo da Criança”, referente à gestão 2009-2012. Luciano Barbosa, de Arapiraca, e Alay Correia, de Taquarana, municípios situados na região do Agreste de Alagoas, estarão em Brasília na próxima quarta-feira, 27, para receber o prêmio em solenidade marcada para o auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados.

Luciano e Alay – que estão exercendo o segundo mandato nas respectivas cidades – foram premiados entre 182 prefeitos de todo o Brasil pela Fundação Abrinq na categoria “Reconhecimento Pleno” por conta das ações colocadas em prática com o objetivo de melhorar a condição de vida de crianças e adolescentes. Em todo o País, 1.566 municípios concorreram ao prêmio. Do total, 182 foram agraciados e de Alagoas apenas Luciano e Alay.

“O reconhecimento é fruto de um trabalho de toda equipe que integra o comitê Pró-Selo Unicef em nosso município, cujas ações melhoram a qualidade de vida de nossas crianças e adolescentes”, diz Alay Correia. Já o prefeito Luciano Barbosa também ressalta a importância do prêmio para Arapiraca. “É fruto do trabalho de toda nossa equipe com as ações e projetos voltados para a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes”, afirma.

Tanto Arapiraca quanto Taquarana também foram agraciados no final de 2008 com o Selo Unicef Município Aprovado por conta das ações desenvolvidas na gestão 2005-2008 em prol de suas crianças e adolescentes. Os dois municípios estão de novo na disputa do selo na edição 2009-2012, cujo resultado deve ser anunciado em novembro deste ano.

Fundação Abrinq

A Fundação Abrinq – Save the Children é uma organização social, sem fins lucrativos, que existe desde 1990, com a missão de promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania da criança e do adolescente. O trabalho da Fundação Abrinq é pautado pela Convenção Internacional dos Direitos da Criança (ONU, 1989), pela Constituição Federal Brasileira (1988) e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (1990).
 
O programa Prefeito Amigo da Criança foi criado em 1996 com o objetivo de comprometer o poder público municipal a implementar políticas públicas que garantam os direitos de crianças e adolescentes com o objetivo de contribuir para que as gestões avancem efetivamente. Os gestores municipais são chamados a elaborar, de forma participativa e integrada, o diagnóstico da situação da infância e da adolescência e construir uma visão de futuro, estabelecendo metas e um plano de ação com as prioridades para os quatro anos de sua gestão.
 
 São vários itens avaliados pela comissão nos quatro anos de gestão, sendo o acesso à educação, saúde, cultura, lazer, proteção às crianças e os adolescentes que sofrem violação de seus direitos ou que estão em situação de risco, por meio do combate ao trabalho infantil e da proteção contra diferentes formas de violência; sensibilidade e conscientização a sociedade, o setor público, as organizações sociais e as empresas a se posicionar e a participar das questões da infância e da adolescência junto à comunidade.