Geral
Cursos de culinária beneficiam moradores de São Sebastião
Uma parceria entre a Secretaria de Agricultura de São Sebastião,Movimento Minha Terra e Secretaria Estadual de Agricultura (SEAGRI),vem transformado a vida de dezenas donas de casa que residem na zonarural do município. Cursos de culinária, ministrados nas própriascomunidades, estão dando a oportunidade para essas pessoas aprenderemtécnicas sobre reaproveitamento alimentar e, principalmente,conquistarem uma renda complementar para a família.
Na última sexta-feira (15), vinte mulheres do povoado Curralinhoreceberam os certificados de conclusão do Curso de Laticínios,ministrado no período de 6 a 15 de junho pela culinarista baiana EdnaRodrigues Guimarães, uma das mais conceituadas profissionais da área emtodo o Brasil e autora de quatro livros.
A solenidade de encerramento do curso aconteceu nas dependências daAssociação Comunitária daquela comunidade. Além de receberem oscertificados do curso, as alunas ofereceram aos convidados um cardápiobastante variado de opções, a exemplo de iogurtes, geléias, sorvetes,doces e queijos produzidos pelo grupo.
A matéria prima utilizada no preparo das guloseimas faz parte daprodução local. Leite, goiaba, maracujá, acerola, côco, graviola,manga, enfim, preferimos usar aquilo que faz parte do dia a dia dasmulheres dessa região. Muitas vezes esses alimentos não são utilizadoscomo deveriam ou até desperdiçados. O objetivo do curso é ensinar novasreceitas sobre o aproveitamento de cada item, frisou a culinaristaEdna Guimarães.
Um dos objetivos do curso é criar oportunidades para a geração deemprego e renda entre as participantes. Aprendi muito nesse curso.Hoje sei fazer pratos que nunca imaginei que um dia pudesse fazer.Pretendo criar meu negócio, fornecendo doces para aniversários e outrasfestas, disse a aluna Maria Salete.
O prefeito Zé Pacheco, que também esteve presente na solenidade,agradeceu ao empenho de todos, principalmente da secretária municipalde Agricultura, Patrícia Lannes, pelo esforço em levar ações para osmoradores da zona rural. A partir de agora, muitas donas de casa terãoa oportunidade de conquistarem sua independência financeira,complementando a renda familiar, frisou.
A partir da próxima segunda-feira (18) será iniciado outro cursonaquela comunidade. Desta vez o curso de Alternativa Alimentar, queensina as donas de casa aproveitar partes de alimentos que geralmentevão para o lixo, a exemplo de cascas. Em julho será a vez da comunidadeTabuleiro de Dentro ser contemplada com o curso de Beneficiamento deDoces.
Na oportunidade, a SEAGRI foi representada pelo técnico extensionista,Tércio Monsores e pela assistente social Maynna Oliveira. O MovimentoMinha Terra esteve representado pelo técnico agrícola José Carlos epela assistente social Amusa Felisberto. Também estiveram presentes aprimeira-dama, Arlete Pacheco, secretários e lideranças.
Mais lidas
-
1DEMOLIÇÃO
Justiça Federal determina paralisação e desmonte de parque aquático e polo industrial em área indígena Xukuru-Kariri
-
2DISPUTA
Embalado pelo título da Copa Alagoas, CSE enfrenta CSA nesta quarta, por uma vaga na Copa do Brasil 2026
-
3FUTEBOL
CSE é bicampeão da Copa Alagoas 2025 nos pênaltis após empate sem gols contra o Penedense
-
4CAOS PERSISTE
Usuária do SUS em Palmeira dos Índios desabafa: “Os vereadores foram comprados pela prefeita”; veja vídeo
-
5NA JUSTIÇA
Sentença expõe gestão do ex-prefeito-imperador: quem vai ressarcir a compra de terreno em área indígena feita por R$ 1 milhão com recursos públicos?