Geral

Projetos para o Ensino Fundamental são apresentados a secretários municipais

13/06/2012

Representantes das secretarias municipais de Educação de todo o Estado estiveram reunidos, na manhã desta quarta-feira (13), para a socialização do projeto estruturante voltado à Elevação da Qualidade do Ensino Fundamental, uma das ações da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) inclusas no Programa Alagoas Tem Pressa. O evento foi realizado na Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

As propostas do projeto estruturante incluem ações para correção do fluxo escolar nos anos iniciais e finais no Ensino Fundamental, qualificação e valorização profissional dos gestores, coordenadores pedagógicos e professores, além de ampliação da jornada escolar para estudantes com dificuldades de aprendizagem.

A gerente de Ensino Fundamental da SEE/AL, Ana Márcia Cardoso Ferreira, expôs as metas aos presentes e disponibilizou material de apoio com orientações para a organização do Ensino Fundamental. De acordo com a gerente, a SEE/AL ficará responsável por prestar assistência técnica a todas as secretarias municipais de educação. “A legislação permite que o Ensino Fundamental seja ofertado tanto pela rede municipal, quanto pela estadual. É imprescindível que haja uma parceria entre as redes para que possamos melhorar os índices da Educação Básica”, salienta Ana Márcia.
 
Secretária Municipal de Educação de Boca Mata e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) em Alagoas, Rosa Melo acredita que a integração entre Estado e municípios vem para promover o amplo desenvolvimento do Ensino Fundamental. “É uma grande iniciativa do Governo do Estado. Com o apoio técnico que receberemos da Secretaria de Estado da Educação e com o engajamento de coordenadores e professores vamos conseguir atingir essas metas”, comenta a secretária.
 
Alagoas Tem Pressa

O Programa Alagoas Tem Pressa é coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e tem como proposta definir estratégias de médio e longo prazo, com base no cumprimento de metas junto às setoriais, para promover o desenvolvimento e melhorar os indicadores sociais de Alagoas.
 
Cinco projetos estruturantes compõem o Plano de Ações da SEE/AL dentro do programa Alagoas Tem Pressa: ampliação de cobertura da Educação Infantil; elevação da qualidade do Ensino Fundamental; ampliação da cobertura e dos padrões de desempenho do Ensino Médio; implantação da gestão integrada da educação e redução do analfabetismo entre os jovens.