Geral

Novo campus do Ifal será aberto próximo semestre

13/06/2012

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) inaugura, no segundo semestre, um novo campus educação profissional em Alagoas. Localizada em Piranhas, a 255 quilômetros de Maceió, esta é a primeira unidade do instituto construída dentro do processo de expansão para o interior do estado. A obra já foi concluída e a reitoria do Ifal só aguardam a definição do Ministério da Educação sobre a inauguração.

A escola federal, erguida no antigo Clube Atalaia, no bairro de Xingó terá todo o sistema elétrico ativado na próxima semana, e foi construída de acordo com novos parâmetros arquitetônicos. Além desta unidade, mais 14 com as mesmas características serão entregues até o final de 2013 em todas as microrregiões de Alagoas.

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional do Ifal, por intermédio do Departamento de Infraestrutura, apresentou um cronograma sobre as obras desses campi que serão inaugurados e outros edificados nos municípios de Piranhas (alto sertão), Penedo (na região do baixo São Francisco), Coruripe (litoral sul), São Miguel dos Campos, Maragogi (litoral norte), Murici (zona da mata), União dos Palmares (zona da mata), Arapiraca (agreste), Batalha (sertão) e Santana do Ipanema (Sertão).

Todos se somam às unidades tradicionais como Maceió, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios e Satuba, totalizando 15 campi até o final de 2013.

Segundo o chefe de Departamento de Infraestrutura, Alois Pastl, o orçamento total já está disponibilizado para a construção das unidades. Duas delas serão inauguradas neste ano (Piranhas e Penedo) e as demais, em processo de licitação, serão entregues à população a partir de 2013. São escolas públicas e gratuitas com uma qualidade nunca vista no estado, cuja engenharia e arquitetura atendem a todas as normas legais vigentes do ponto de vista da modernidade, ambiental e de acessibilidade” ressaltou.

Conheça a escola

A escola é composta de 14 blocos, além de mais um bloco de apoio pedagógico, um auditório para 240 pessoas, biblioteca, cinco salas de empreendedorismo, dois laboratórios – sendo um de agroindústria e outro de agroecologia, estacionamento com 70 vagas, quadra esportiva iluminada, campo de futebol e uma piscina semi-olímpica com vestiários e banheiros.

O prédio conta com sala elevador para deficientes e entrada com sistema de catraca. Toda a estrutura do prédio atende aos requisitos do programa federal Brasil Profissionalizante.