Geral

Seinfra recebe prêmio nacional por ações da Reconstrução

16/05/2012

        O secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, participa da entrega das premiações do Selo de Mérito 2012 nesta quarta-feira (16), às 20h, em Brasília, durante o 59º Fórum Nacional de Habitação de interesse Social. O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) foi reconhecido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU), que premiaram a secretaria pelo desempenho no Programa da Reconstrução na categoria de Grande Impacto Regional.


De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura e secretário geral adjunto do FNSHDU, Marco Fireman, o Selo é uma recompensa aos servidores públicos responsáveis pelas obras da Reconstrução. “Tudo isso foi possível por causa do trabalho diuturno das equipes técnicas da Seinfra, do DER, da Casal e da Serveal. A premiação nacional é um reconhecimento ao trabalho desses servidores públicos, que merecem nossos parabéns. Mas, com certeza, para todos o maior prêmio é enxergar a esperança de volta nos rostos dos alagoanos atingidos por aquela tragédia”, avalia Marco Fireman.

Ainda dentro da programação do Fórum Nacional, que se estende de 16 a 18 de maio, a equipe técnica responsável pelas obras habitacionais da Seinfra apresentará o projeto vencedor dentro da temática de reconstrução de regiões afetadas por desastres naturais.

“Falarei com emoção porque é impossível não se emocionar com essa premiação. Desde as enchentes, nunca paramos de trabalhar para garantir a reconstrução das cidades, que ficaram completamente destruídas. Houve momentos em que a gente até parou para pensar se seria possível essa reconstrução. Mas foi, graças ao empenho de todos, agora reconhecido nacionalmente”, diz a superintendente de Política Habitacional da Seinfra, Marisa Perez, sobre a apresentação que fará na manhã desta quinta-feira (17).

Programa da Reconstrução

Dentro do Programa da Reconstrução, 17,7 mil casas foram contratadas por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida. Foram entregues 201 casas no município de Quebrangulo e outras 1.479, com a assinatura do Termo de Ajuste de Conduta, que garantiu uma excepcionalidade para a entrega parcial dos conjuntos habitacionais as famílias que estavam abrigadas em barracas, nos municípios de São José da Laje, União dos Palmares, Cajueiro, Capela, Branquinha, Rio Largo e Murici.

Estão em andamento: 2.756 casas no município de Rio Largo, 80 unidades para os desabrigados de Satuba, 760 novas casas em Quebrangulo, 442 em Paulo Jacinto, 4.636 em União dos Palmares, 1,83 mil em Murici, 1,26 mil em Santana do Mundaú, 1.020 em Atalaia, 840 em São José da Laje, 832 em Branquinha, 430 em Viçosa, 327 em Cajueiro, 315 em Joaquim Gomes, 288 em Jacuípe e 233 em Capela.

As obras viárias do Programa, executadas através do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), já estão 97,6% concluídas. Ao todo são 524 km de rodovias vicinais, 71 km de rodovias estaduais, 136 mil m² de pavimentação urbana, 11 pontes reparadas e 54 pontes reconstruídas.

O Governo do Estado garantiu ainda a isenção dessas casas por meio de Medida Provisória aprovada pela presidenta Dilma Rousseff, permitindo que as famílias que tiveram suas casas atingidas pelas chuvas não precisassem pagar por novas moradias.