Geral

Arapiraca é tida como a melhor em AL no acesso e na efetividade da Atenção Básica

04/05/2012

Durante encontro entre o Ministro da Saúde- Alexandre Padilha; a Deputada Célia Rocha; o Senador Renan Calheiros; o Secretário de Atenção à Saúde – Dr. Helvécio Magalhães; o Prefeito Luciano Barbosa e a Secretária de Saúde – Sandra Márcia, foi tratado das necessidades e dificuldades relacionadas à saúde em Arapiraca.

Na oportunidade o Ministro foi convidado a participar da inauguração de uma Unidade Básica de Saúde-UBS, que irá acontecer em uma Comunidade Quilombola do Município.

Arapiraca foi citada pelo Ministro Padilha e por Dr.Helvécio como sendo a primeira colocada entre todas as cidades de Alagoas, no que diz respeito ao acesso e à efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatorial e Hospitalar e das Urgências e Emergências. A avaliação consta das pesquisas doIDSUS – Índice de Desenvolvimento do Sistema Único de Saúde.

Os indicadores apresentados foram: IDSUS (Índice de Desenvolvimento) 6.67; IASUS (Índice de Acesso) – 6.6 e IQSUS (Índice de Qualidade)7.02. Os Índices Nacionais referenciam-se por Região: no caso a Nordeste possui avaliação de 5.28 pontos percentuais, na classificação dos grupos Alagoas fica com 5.43, Maceió está no grupo 1, com 5.4, e Arapiraca grupo 2 com 6.67(estes grupos avaliam a classificação de melhor infraestruturae condições de atendimento).

Mesmo com a apresentação de avaliações positivas pelo IDSUS,os pares Alagoanos e Arapiraquenses solicitaram ao Ministro colaboração para solucionar problemas e necessidades ainda existentes.

“Apesar do ótimo trabalho já executado ainda há muito que fazer para que o Sistema de Saúde de nossa região seja exemplo. Precisamos de todo apoio possível para que as Unidades de Saúde atendam as demandas e necessidades dos usuários”, disse a deputada Célia Rocha.

O Ministro ficou de confirmar presença na inauguração da UBS, além de já estar sendo programada uma visita para os próximos dias do Dr.Helvécio. Ele irá conhecer de perto as instalações da Unidade. Prometeram parceriapar a tentar solucionar os problemas da saúde no município, consequentemente da região.