Geral

Medicina Veterinária

22/04/2012

       Parafraseando Albert Einstein: “ Deus não escolhe capacitados, mas capacita seus escolhidos.” Que, por sua vez, têm a missão de servir à população, bem como a sociedade que integra o status quo do cidadão consciente de seu dever a cumprir.

             Na qualidade de professor especializado pela antiga Sudene, sinto-me gratificado na peleja acadêmica no Centro  Universitário Cesmac. E, portanto, vejo que  a seara do saber  somente é integralizada quando professor/aluno  formam o elo que se fortalece à medida que ambos interagem na Educação como um todo.
             Nos idos de 2005, tive a feliz experiência de lecionar Economia no curso de Medicina Veterinária que integra a Faculdade de Ciências Biologias e da Saúde – FCBS- coordenada, hoje, pelo dinâmico Professor Ms. Giulliano Aires Anderlini.
             O tempo passou, obedecendo fielmente sua cronologia. No ano fluente, através do Professor Ms. Abraão Gomes de Araújo, coordenador do curso de Administração, fui indicado a lecionar as disciplinas Economia e Administração  Rural/Economia e Administração Veterinária, respectivamente, sob a aquiescência do coordenador daquela conceituada Escola Veterinária encravada no bucólico município de Marechal Deodoro. 
             Dir-se-ia que o manejo do ensino acadêmico, requer conhecimento e, principalmente, vontade de repassar para os pupilos ávidos  de receber feedback das matérias afins. E, por isso, exige-se que o professor sempre esteja com essa disposição a fim de que haja o aprendizado como um todo.
             No meu caso, passarei o conteúdo disciplinado pelo Plano de Ensino previamente aprovado pelo coordenador do curso e, sobretudo, pelas normas técnicas que a Faculdade de Medicina Veterinária se propõe à formação dos futuros médicos veterinários que, por certo, servirão aos mercados local/nacional.
             Assim sendo, levarei as Teorias Econômicas baseado nos mestres Lord Keynes, Roberto Campos, Celso Furtado, Mário Henrique Simonsen e outros expoentes da literatura econômica do Brasil sob a égide da CEPAL que influenciou a criação da Sudene em dezembro de 1989.
             Por outro lado, lecionarei aos queridos alunos dos cursos em epigrafe as estruturas de mercado; Teoria da Administração; Princípios da Administração; Planejamento e Controle da produção; Gestão da produção Rural; fundamentos macroeconômicos como políticas fiscal/monetária/cambial/comercial etc.
             Dr. João Rodrigues Sampaio Filho, reitor do Cesmac, aloca recursos financeiros àquela unidade de ensino superior de excelente qualidade a fim de dotá-la de infraestrutura à altura das exigências globalizantes.
             Doutor  Douglas Apratto Tenório, vice-reitor do Cesmac, apoia as ações do coordenador de Medicina Veterinária e, ao mesmo tempo, visita in loco as instalações onde abrigam docentes/discicentes que integra o Complexo Veterinário referência no ranking nordestino/nacional.
             Capacitar profissionais é, acima de tudo, dever da Instituição que migrou para o Conselho Federal de Ensino Superior. Aliado a tudo isso, vê-se a direção-geral implantando mestrado na área de Saúde. Consequentemente, surgirá na Educação e noutras modalidades acadêmicas que ascendem no mundo contemporâneo.
             O importante nessa parceria entre o MEC e Cesmac, vislubram-se notícias alvissareiras com a chegada do curso de Medicina. Aí, dar-se-á o coroamento de todos que fazem transformar o sonho do Padre Teófanes Araújo de Barros numa realidade pujante, contextualizando o ensino superior na maior universidade privada de Alagoas, de Lêdo Ivo, único coestaduano a integrar à ABL, Casa de Machado de Assis.