Geral

Ufal recebe verba para construção de área desportiva

18/04/2012

        Em reunião com a vice-reitora da Universidade Federal de Alagoas, Rachel Rocha, foi discutida a construção do complexo esportivo da instituição. As obras têm recursos financeiros do Ministério do Esporte e correspondem ao projeto coordenado pela professora Leonéa Santiago, do curso de Educação Física, e articulado pela Pró-reitoria Estudantil (Proest).

O Ministério do Esporte garantiu a criação de novas instalações destinadas às atividades esportivas e o melhor aproveitamento das áreas que já existem na universidade. Serão investidos 8,5 milhões de reais para a construção de Arena Poliesportiva, Piscina Paraolímpica, Pista de Atletismo, Campo de Futebol, Alojamento, e Centro de Treinamento – composto, também, por laboratórios.  A verba destinada à instituição será dividida entre os anos de 2012, correspondente a 4 milhões, e de 2013, quando chegam os 4,5 milhões restantes.

Ufal Arapiraca

No Campus Arapiraca, a construção dos espaços direcionados ao desenvolvimento de práticas esportivas não param. O pró-reitor estudantil, Pedro Nelson, destacou que a construção do ginásio e da piscina está em fase de conclusão.

Prevista para abril desse ano, a visita do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, deverá formalizar a criação dessas áreas. Os projetos estão inseridos nos objetivos do Ministério, cujo intuito é a expansão das oportunidades que eventos esportivos de grande porte oferecem aos brasileiros. A professora Leonéa Santiago, coordenadora do projeto, ressaltou que os espaços servem para atividades de toda a população. “O uso dessas instalações será feito pela comunidade acadêmica, pelas comunidades circunvizinhas e pelas escolas públicas”, lembrou.

Para consolidar a iniciativa, a Proest cria duas instâncias gerenciais. “Estamos criando a Gerência de Esporte, coordenada por Leonéa Santiago, e a Gerência Administrativa, sob a responsabilidade da técnica Marta Marinho. Os NAE [Núcleos de Assistência Estudantil] serão compostos por uma coordenação de esporte e serão implantados no interior e nas unidades localizadas fora das sedes”, informou o pró-reitor Pedro Nelson.