Geral
Deputada Célia Rocha apoia 30h para Enfermagem
12/04/2012
A Deputada Célia Rocha-PTB/AL apoiadora da jornada de trabalho de 30hs para a categoria participou do encontro com o intuito de fortalecer a chamada dos enfermeiros e grupos que defendem os profissionais da enfermagem, para cobrar a aprovação do PL 2295/2000 que, institui a jornada de trabalho de 30hs. O Projeto já foi aprovado no Senado Federal, falta à aprovação em Plenário na Câmara dos Deputados e sanção da Presidente Dilma Rousseff.
A luta por uma carga horária de 30 horas semanais é antiga. A categoria vem lutando há 12 anos pela aprovação do PL 2295/2000 em tramitação no Congresso Nacional.
A categoria de enfermagem abrange três classes de trabalhadores: o Auxiliar de Enfermagem, o Técnico de Enfermagem e o Enfermeiro, é a única profissão que permanece durante 24 horas junto ao paciente prestando total assistência e provendo a melhoria da qualidade de uma assistência integral, visando ações de promoção, proteção e recuperação da saúde.
Exercida predominantemente por mulheres, a enfermagem brasileira enfrenta dupla ou tripla jornada laboral, comprometendo a saúde deste trabalhador, aumentando o desgaste físico, psicológico, emocional, e assim, acarretando doenças ocupacionais e aumento de acidentes, expondo o usuário/cliente a graves riscos e danos por vezes irreparáveis.
A importância e a necessidade dessa reivindicação vêm sendo reconhecidas em conferências de saúde, no legislativo, no judiciário, pelos meios de comunicação e pelas entidades que representam profissionais e usuários dos serviços de saúde.
Meu apoio é total para 30hs de jornada de trabalho para a enfermagem. Esse trabalhador possui um papel imprescindível para a saúde e necessita de adoção especial na jornada de trabalho, principalmente para garantir uma assistência de qualidade e segura ao paciente, pois lidam com a dor e o sofrimento humano o tempo todo, disse a deputada Célia Rocha.
Mais lidas
-
1ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista
-
2FOGO AMIGO
Presidente da Câmara de Palmeira dos Índios usou ex-presidente como bode expiatório para justificar contratações irregulares antes de firmar TAC
-
3COFRE SEM TRANCA
Prefeitura de Palmeira dos Índios autoriza gasto de R$ 600 mil para apresentação de um único cantor no Festival de Inverno
-
4ATENTADO
Ex-candidato a vereador pelo PT é um dos mortos no atentado a bala em Santana do Ipanema
-
5EXECUÇÃO
Homem é executado com tiros na cabeça depois de uma festa na zona rural de Palmeira dos Índios