Geral
Von der Leyen destaca avanços em acordo entre Europa e Brasil para projetos de lítio e terras raras
Presidente da Comissão Europeia ressalta fortalecimento da cooperação em matérias-primas críticas e defende padrões ambientais elevados
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, destacou nesta sexta-feira (16) o fortalecimento da parceria estratégica entre Europa e Brasil, que já dura duas décadas, impulsionada pela assinatura do acordo Mercosul-União Europeia.
Durante pronunciamento no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Von der Leyen celebrou o avanço das negociações para um acordo político relevante sobre matérias-primas críticas, como lítio e terras raras.
"O acordo Mercosul-UE multiplicará oportunidades como nunca antes. Com acesso mútuo a mercados estratégicos, regras claras e previsíveis, padrões comuns e cadeias de suprimento que se transformam em verdadeiras rodovias para investimentos", afirmou.
A líder europeia também pontuou que há progresso rumo a um acordo para estruturar a cooperação em projetos conjuntos de investimento em lítio, níquel e terras raras. "Isso é fundamental para nossas transições digital e limpa", destacou.
Von der Leyen reforçou o compromisso europeu com os mais altos padrões de transparência e respeito ao meio ambiente. "Sempre garantimos que as comunidades locais sejam as principais beneficiárias do valor gerado. Assim, todos ganham. É um verdadeiro ganha-ganha. Porque essa é a forma europeia de fazer negócios", concluiu.
Mais lidas
-
1ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
3MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026
-
4COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
5JUSTIÇA
Polícia do Paraguai entrega Silvinei Vasques à Polícia Federal