Geral
Lula diz que salário mínimo é insuficiente e defende mobilização por reajustes
Durante evento pelos 90 anos do salário mínimo, presidente afirma que governo e trabalhadores devem lutar juntos por aumentos e valoriza papel da CLT.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou nesta sexta-feira (16) que o valor atual do salário mínimo, reajustado para R$ 1.621 em 2024, ainda é "muito baixo" e que é papel dos trabalhadores, junto ao governo, lutar por aumentos. "O salário mínimo é muito pouco. O que estou defendendo aqui é a ideia de que o País precisa de um salário mínimo. Todos nós, governo e vocês, temos a obrigação de brigar para que ele melhore", declarou Lula.
Segundo o presidente, o salário mínimo é destinado principalmente aos trabalhadores não sindicalizados e aos aposentados, enquanto outros grupos, segundo ele, costumam receber acima desse valor.
Lula argumentou que o aumento do mínimo é justo, pois são os trabalhadores os responsáveis pelo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). "Acho que vamos ter que continuar trabalhando para aumentar o salário mínimo. O PIB é resultado do crescimento da economia produzido pelo povo brasileiro. Então é justo que, quando cresce o PIB, cresça também o salário do trabalhador. É justo repartir com os trabalhadores, que são os responsáveis pelo crescimento do PIB", afirmou.
Defesa da CLT
O presidente também defendeu a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), criada na mesma época do salário mínimo e que, segundo ele, é considerada "ultrapassada" até por pessoas de esquerda.
Medalha comemorativa
Lula participou nesta sexta do lançamento de uma medalha comemorativa pelos 90 anos do salário mínimo, criado em 1936. O evento, realizado na Casa da Moeda, contou com a presença de ministros como Esther Dweck (Gestão e Inovação), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Luiz Marinho (Trabalho e Emprego), além do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
De acordo com Lula, o objetivo do ato não foi valorizar o valor atual do salário mínimo, mas sim enaltecer a iniciativa do ex-presidente Getúlio Vargas ao estabelecer um piso salarial mensal para os trabalhadores.
O presidente voltou a se comparar com Getúlio Vargas, destacando que ambos investiram em iniciativas voltadas aos trabalhadores.
"Não estávamos fazendo um ato em apologia ao valor do salário mínimo, porque o valor do salário mínimo é muito baixo no Brasil. Estamos defendendo a ideia de um presidente da República que, em 1936, criou a possibilidade de se estabelecer um salário que garantisse aos trabalhadores direitos elementares", concluiu Lula.
Mais lidas
-
1ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
3MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026
-
4COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
5JUSTIÇA
Polícia do Paraguai entrega Silvinei Vasques à Polícia Federal