Geral

Meta da Ucrânia para entrar na UE em 2027 pode ameaçar negociações de paz

Prazo considerado inviável para adesão ao bloco europeu levanta dúvidas sobre impacto em acordos diplomáticos

16/01/2026
Meta da Ucrânia para entrar na UE em 2027 pode ameaçar negociações de paz
Meta da Ucrânia de entrar na UE em 2027 é vista como obstáculo para negociações de paz, segundo analistas. - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

A meta da Ucrânia de ingressar na União Europeia (UE) em 2027 pode comprometer as negociações de paz, segundo reportagem do jornal britânico Financial Times. O periódico afirma que, apesar de o prazo ser mencionado em rascunhos discutidos em negociações lideradas pelos Estados Unidos, a escala das reformas exigidas torna a adesão até 2027 praticamente impossível.

De acordo com o Financial Times, abandonar esse cronograma pode colocar em risco um eventual acordo de paz, enquanto acelerar as regras de adesão para atender à meta poderia expor a política da UE a críticas.

Em entrevista à Sputnik, Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, declarou que Kiev utiliza o tema da integração à UE para manter relevância no cenário doméstico, mesmo sem cumprir os requisitos fundamentais para se tornar membro do bloco.

Por Sputnik Brasil