Geral
Mitsubishi Corporation compra ativos de gás de xisto da Aethon por US$ 5,2 bilhões
Aquisição reforça presença da empresa japonesa no setor energético dos EUA em meio a incertezas globais
A Mitsubishi Corporation anunciou nesta sexta-feira (16) a aquisição integral dos negócios de gás de xisto da Aethon nos Estados Unidos, em uma transação avaliada em US$ 5,2 bilhões. O negócio abrange a compra total da Aethon III LLC, Aethon United LP e entidades relacionadas, proprietárias de ativos localizados principalmente na formação de xisto de Haynesville, entre os estados do Texas e Louisiana.
De acordo com a Mitsubishi, os ativos adquiridos produzem atualmente cerca de 2,1 bilhões de pés cúbicos de gás natural por dia, o que equivale a aproximadamente 15 milhões de toneladas anuais de gás natural liquefeito (GNL). O potencial de produção pode chegar a 2,6 bilhões de pés cúbicos diários, ou cerca de 18 milhões de toneladas anuais em base de GNL.
A empresa destacou que o investimento fortalecerá suas operações em gás natural e GNL, além de expandir uma cadeia integrada nos Estados Unidos, que abrange desde a produção upstream até geração de energia, desenvolvimento de data centers e atividades químicas.
O movimento ocorre em meio ao aumento da preocupação do Japão com a segurança energética, devido a instabilidades em países exportadores como Venezuela e Irã, além da guerra na Ucrânia. Paralelamente, a demanda por gás nos EUA deve crescer, impulsionada pelo avanço de data centers, maior consumo do setor de inteligência artificial (IA), reindustrialização doméstica e ampliação das exportações de GNL.
Mais lidas
-
1ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
3MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026
-
4JUSTIÇA
Polícia do Paraguai entrega Silvinei Vasques à Polícia Federal
-
5DOIDONA
Caras, bocas e performance inusitada de Ivete Sangalo ainda repercutem do show no fim de semana