Geral

Ninho de dinossauro de 150 milhões de anos é encontrado em praia de Portugal

Descoberta rara nas arribas da praia de Santa Cruz, em Torres Vedras, revela ovos possivelmente de dinossauro carnívoro do Jurássico Superior.

16/01/2026
Ninho de dinossauro de 150 milhões de anos é encontrado em praia de Portugal
Ninho de dinossauro de 150 milhões de anos é encontrado nas arribas da praia de Santa Cruz, em Portugal. - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Um ninho de dinossauro com aproximadamente 150 milhões de anos foi descoberto nas arribas da praia de Santa Cruz, em Torres Vedras, Portugal. O achado, que remonta ao Jurássico Superior, surpreendeu especialistas pela raridade do sedimento e pela disposição organizada dos ovos, que podem ter pertencido a um dinossauro carnívoro.

A descoberta foi realizada pelo pesquisador Carlos Natário durante atividades de prospecção e monitoramento de jazidas paleontológicas no município de Torres Vedras, distrito de Lisboa. Segundo a Sociedade de História Natural de Torres Vedras, as características gerais dos ovos e a porosidade das cascas indicam que a postura pode ter sido feita por um dinossauro carnívoro.

Os especialistas destacam ainda que a organização dos fósseis aponta para um ninho preservado em seu local original, e não para uma acumulação causada por arrastamento de sedimentos.

Por Sputnik Brasil