Finanças
Renan afirma que CAE vai requisitar documentos sobre caso Master e critica atuação do TCU
Presidente da CAE no Senado diz que comissão solicitará inquérito da Polícia Federal
O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), anunciou nesta sexta-feira que um grupo de trabalho criado pelo colegiado irá requisitar documentos relacionados à investigação sobre o suposto esquema de fraude envolvendo o Banco Master. O senador também teceu críticas à atuação do Tribunal de Contas da União (TCU) no caso.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Renan destacou que a CAE acompanhará de perto todas as etapas das investigações.
— A CAE irá requisitar documentos, convocar envolvidos e adotar todas as providências para que os lesados sejam reembolsados e os culpados punidos — afirmou o senador.
De acordo com Renan Calheiros, a comissão solicitará todos os documentos pertinentes ao caso ao Banco Central (BC), ao TCU, à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e à Polícia Federal (PF).
O senador criticou ainda o TCU, que chegou a instaurar uma inspeção no Banco Central devido à liquidação do banco de Vorcaro, mas voltou atrás no início da semana.
— O TCU, por exemplo, é um braço do Legislativo para proteger os interesses do país e não para cobrir mal feitos — declarou Renan.
Segundo o presidente da CAE, o Tribunal de Contas só tem mandato para fiscalizar o Banco Central caso a medida esteja alinhada aos interesses nacionais, e não para impor restrições à própria investigação.
Mais lidas
-
1ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
3MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026
-
4COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
5JUSTIÇA
Polícia do Paraguai entrega Silvinei Vasques à Polícia Federal